Pesquisadora Patrícia Hill Collins dialoga sobre Feminismo Negro na UNEB: dia 19 de junho, no Campus de Salvador

A UNEB realizará no próximo dia 19 de junho, a partir das 15h, uma série de encontros formativos com a socióloga e pesquisadora norte-americana Patrícia Hill Collins. As atividades acontecerão no Campus I da universidade, no bairro do Cabula, em Salvador, e estarão reunidas sob a temática “Feminismo Negro e Interseccionalidades”.

A programação prevê uma conferência no Teatro da UNEB, às 15h, com o tema “Por que Feminismo Negro?”. Em seguida, às 17h, a cientista se encontrará com coletivos de estudantes da UNEB que dialogam com as suas áreas de pesquisa. A culminância da agenda será às 18h, no foyer do Teatro, com uma sessão de lançamento do livro “Do black power ao hip-hop”, publicado pela Editora Perspectiva.

A iniciativa, que tem como objetivo proporcionar uma formação teórico-metodológica junto à pesquisadora, tem a realização do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós Crítica) e do Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, além da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A inscrição para participação no evento já estão encerradas, mas o público poderá acompanhar as atividades através da transmissão a ser realizada pelo canal da TV UNEB, no YouTube.

Patricia Hill Collins é socióloga, professora universitária de Sociologia da Universidade de Maryland, College Park. A docente chefiou o Departamento de Estudos Afro-Americanos na Universidade de Cincinnati por mais de duas décadas. Patrícia é considerada uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro norte-americano, em que se destaca a obra “Pensamento Feminismo Negro” lançada em 1990.