UNEB promove segunda edição do Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação nos dias 13 e 14/06; inscrições abertas

A UNEB, por meio da Agência de Inovação (AUI), vai realizar o II Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação, nos dias 13 e 14 de junho, no Parque Tecnológico da Bahia, localizado no bairro do Trobogy, em Salvador.

O evento tem como objetivo acompanhar a perspectiva da democratização da ciência, tecnologia e Inovação. Esta edição versará sobre o tema “A coexistência entre tecnologias sociais e altas tecnologias”.

A iniciativa abrirá espaço para mesas de debates sobre altas tecnologias trazendo a inteligência artificial, robótica, energias renováveis e invenções na saúde, além das discussões sobre as Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, tecnologias sociais e processos de saberes e fazeres.

O encontro apresentará ainda as boas práticas que vêm sendo desenvolvidas pela UNEB, mediante os resultados dos trabalhos oriundos do segundo edital do Proinovação, cujo objetivo central é incentivar aos docentes pesquisadores/as em investir em pesquisas que possam gerar para a universidade horizontes abertos no sentido das Propriedades Intelectuais patentes, registros de programas (jogos digitais, museus virtuais) desenhos industriais, com isto, incentivando o diálogo com Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O evento também irá destacar contato com as startups baianas, oriundas das universidades, com a finalidade do conhecimento das suas trajetórias. Os interessados em participar do encontro devem realizar inscrição, gratuitamente, no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da Universidade.

A programação do encontro reunirá mesas de debate sobre Gestão do conhecimento em Inteligência Artificial, robótica, engenharia e saúde; As trilhas das Startups (Empresas nascentes) na Bahia; e Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, como estratégia de inovação para desenvolvimento regional.

O evento também contará com apresentação de grupos de trabalhos do Edital Proinovação e reunião dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT’s) baianos.

A segunda edição do Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação tem apoio da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Parque Tecnológico da Bahia e da Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (AEPTEC-BA).

Confira programação completa do II Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação