03

mai

Repórter: Wânia Dias   |   Postado por: Wânia Dias às 11:01 hrs

Valença: Seminário destaca práticas políticas, econômicas e socioculturais das comunidades Quilombolas

O Campus XV da UNEB, em Valença, sediou o I Seminário Intermunicipal Quilombola do Baixo Sul da Bahia, que foi realizado pela Secretária de Educação da Bahia (SEC), e pelas prefeituras de Valença, de Cairu e de Taperoá.

A iniciativa teve como proposta principal ampliar e aprofundar espaços de discussões destinados aos estudos das diretrizes nacionais, a fim de obter uma repercussão pedagógica e social significativa, e construir diretrizes municipais para assegurar que as escolas Quilombolas e as que recebem alunos destes territórios considerem as práticas políticas, econômicas e socioculturais das comunidades Quilombolas.

O Campus XV busca ações conjuntas para ampliar e diversificar os processos de aprendizagem e ensino, além de buscar a qualidade na produção de ações pedagógicas, em parceria com as comunidades para o fortalecimento da identidade cultural e dos meios de produção da localidade.

“Tivemos muita troca de experiências, debates e avanços” ressaltou a diretora e uma das palestrantes Rosa Amélia Fortes. A professora Mille Caroline Rodrigues Fernandes ministrou palestra sobre o tema, abrindo espaço para  um momento de reflexões e conversas, oficinas e muito aprendizado.

Deixe uma resposta

Captcha base64