31

ago

Repórter: Wânia Dias   |   Postado por: Wânia Dias às 08:44 hrs

Serrinha: estudantes de Pedagogia desenvolvem projeto com Universidade Aberta à Terceira Idade

A Biblioteca Paulo Freire do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, recebeu idosos do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) no último dia 27 de agosto.

A visita integra as ações do projeto de estágio Leitura não tem idade, desenvolvido pelas estudantes de pedagogia, do quinto semestre, Caila Monique Mota e Luma Gabrielle Oliveira, com orientação da professora Gelcivânia Silva, no âmbito do componente curricular Pesquisa e Estágio em Espaços não escolares.

“Um dos objetivos do trabalho é discutir a importância da leitura na terceira idade, despertar o prazer da leitura e estimular o potencial cognitivo e criativo dos idosos”, explicou Caila.

Durante a visita, as pedagogas Maria Helena Brandão e Violeta Santana e a bibliotecária Maria Claudete Marques, recepcionaram as alunas da UATI, que na oportunidade conheceram a equipe, acervos de livros e a dinâmica do setor.

“Pensando em uma extensão de conhecimento e na condição de estudante da UATI, a Biblioteca Paulo Freire está desenvolvendo, junto ao coordenador do programa, Fernando Nunes, o cadastro dessas pessoas para possibilitar o acesso ao acervo de livros”, disse Violeta Santana, pedagoga.

Marlene Oliveira, aluna da UATI, ficou entusiasmada com a visita: “está sendo uma experiência marcante. Além do acesso e estímulo à leitura, estamos conhecendo uma nova possibilidade de atuação do pedagogo”, disse.

Texto e Foto: Kennedy Firmino, do Núcleo de Comunicação DEDC/Campus XI.