Projetos de Pesquisa e Extensão

DEDC - Campus Serrinha

Título do Projeto
Formação do docente na condição de brinquedista: uma experiência na brinquedoteca
Coordenação
ISAURA SANTANA FONTES
Resumo
Desenvolver um trabalho formativo com através de estudos praxiológicos no sentido de sistematizar uma proposta metodológica de práticas pedagógicas na brinquedoteca do DEDC XI, com a equipe de brinquedistas, estudantes de pedagogia em parceria com demais profissionais interessadas na implantação da brinquedoteca no Campus XI, na Universidade do Estado da Bahia.
Período de Realização
01/03/2019 a 01/12/2019

Título do Projeto
Pesquisa e estágio na Educação Infantil: Aprofundando estudos.
Coordenação
ISAURA SANTANA FONTES
Resumo
Este projeto visa promover a participação de estudantes na gestão do ensino de Pesquisa e estágio da Educação Infantil em atividades cooperativas entre as docentes da disciplina, a/o monitor/a e os estudantes do componente curricular, através do desenvolvimento de estudos desta disciplina de forma interativa, fomentando a reflexão sobre as múltiplas dimensões das experiências prévias dos estudantes matriculados na turma e considerando as professoras como mediadoras deste processo e o estudante em processo de monitoria como discente em uma função de auxiliar crítico e participativo nesta dinâmica interativa. Isto significa possibilitar aos participantes uma revisão dos conceitos básicos em torno das questões abordadas, tendo o diálogo como matriz fundante de todo o processo.
Período de Realização
28/01/2019 a 04/06/2019

Título do Projeto
Brinquedoteca universitária: Pesquisa e formação sobre tempos e espaços de brincar.
Coordenação
ISAURA SANTANA FONTES
Resumo
Esta Atividade de campo se constitui numa relevante experiência formativa dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no intuito de investigar práticas pedagógicas de instituições educacionais que realçam o compromisso com o processo de formação na Educação Infantil, com experiências diferenciadas das que encontramos em nosso Território de identidade, assim como compreender a atuação da/o pedagogo em espaços formais de Educação Infantil. Pretende-se assim, ampliar a compreensão das/os estudantes no que tange ao papel da/o pedagogo em instituições escolares e não-escolares, tais como escolas com propostas pedagógicas não tradicionais, brinquedotecas, bibliotecas infantis dentre outras possibilidades. As visitas técnicas acontecerão no município de Salvador e abrangerá 2 instituições educacionais: uma voltada ao atendimento de estudantes da Pré-escola e outra instituição não-escolar. Serão realizadas visitas de observação e entrevistas com profissionais dessas instituições.
Período de Realização
01/03/2019 a 09/07/2019

Título do Projeto
Formação de pesquisadoras (Importação de 2015 DEDCXI-136)
Coordenação
ISAURA SANTANA FONTES
Resumo
Formar pesquisadoras tendo em vista a formação de quadros profissionais no território do sisal é uma curso que envolve as pesquisadoras do grupo de pesquisa Formaci e se constituirá de atividades presenciais e em ambiente virtual, centradas na formação pela pesquisa.
Período de Realização
01/03/2019 a 31/12/2019

Título do Projeto
Brinquedoteca como espaço de formação docente - Pesquisa e estágio no âmbito do curso de Pedagogia. (Importação de 2015 DEDCXI-185)
Coordenação
ISAURA SANTANA FONTES
Resumo
Este projeto tem como finalidade de desenvolver e sistematizar uma proposta metodológica de práticas pedagógicas na brinquedoteca do DEDC XI, com estudantes de pedagogia no componente curricular Pesquisa e Estágio II no período de implantação da brinquedoteca no Campus XI, na Universidade do Estado da Bahia. Tomamos como referencias básicas o pensamento de Bruner sobre o desenvolvimento infantil e o de Macedo sobre a etnopesquisa-formação. Assim, optamos pela etnopesquisa-formação enquanto marco epistemológico, que nos auxiliará a constituir caminhos ao caminhar junto com as subjetividades de quem com-vivermos neste espaço-tempo de im-plantação coletiva e institucional de uma brinquedoteca universitária pública.
Período de Realização
01/03/2019 a 31/12/2019

Título do Projeto
I Seminário de Técnicos Administrativos do Território do Sisal: Protagonismo dos Técnicos Administrativos na Universidade
Coordenação
DINA SANTANA DE NOVAIS
Resumo
Este projeto visa explicitar os projetos de pesquisas e extensão de servidores Técnicos Administrativos das Universidades, com vistas valorizar os estudos e pesquisas encampadas por esses profissionais que compõem o quadro de funcionários da UNEB dos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Paulo Afonso, Euclides da Cunha e as demais Instituições de Ensino Superior. Em tempo, ressalta-se que este Seminário inaugura um campo de possibilidades de valorização profissional nos referidos campi, em face da relevância que têm o caráter propositivo desse encontro que valoriza as produções, as discussões, as problematizações acerca do ser e estar servidor público no âmbito da administração desta universidade e outras, as quais apresentam diferentes demandas, dificuldades, avanços e possibilidades.
Período de Realização
01/03/2019 a 01/12/2019

Título do Projeto
A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE: O AZIMUTE
Coordenação
NELIA DE MATTOS MONTEIRO
Resumo
Projeto de Extensão que visa colaborar com a autonomia do estudante do DEDC - Campus XI, a partir do conhecimento de informações necessários para o pleno desenvolvimento do mesmo durante sua vida acadêmica.
Período de Realização
01/04/2019 a 01/12/2019

Título do Projeto
Monitoria de ensino Componente Curricular DIDÁTICA 2019.1 e 2019.2
Coordenação
ANA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA PEREIRA
Resumo
A proposta de Monitoria de Ensino será desenvolvida no componente curricular Didática, no terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Campus XI da UNEB, no período de março a dezembro de 2019, com a finalidade de proporcionar ao monitor-bolsista a oportunidade de experienciar o exercício da docência no Ensino Superior na condição de "docente aprendiz" e se beneficiar com o direito de revisar e ressignificar conteúdos/teorias do campo da Didática por um prisma diferenciado e num espaço/tempo também diferenciado, a partir de leituras, estudos e construção de propostas pedagógicas no campo da didática, possibilitando-lhe aprofundamento científico-metodológico nas discussões e nas diversas atividades do componente curricular em foco, tanto em sala de aula, como em outros espaços, como reuniões de planejamento, visita à escolas e formação com o professor-orientador. É uma experiência que será para o graduando uma contribuição formativa no seu processo de qualificação/aperfeiçoamento profissional, além de mais envolvimento no contexto acadêmico.
Período de Realização
01/03/2019 a 20/12/2019

Título do Projeto
Vulnerabilidade psicoafetiva: um olhar psicopedagógico aos estudantes do Campus XI
Coordenação
ANA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA PEREIRA
Resumo
Esta proposta de trabalho está voltada a continuidade do projeto iniciado em 2017, intitulado "atendimento psicopedagógico a estudantes em condição de vulnerabilidade psicoafetiva", haja vista que a vulnerabilidade psicoafetiva têm implicações no percurso da sua vida acadêmica desses estudantes e o projeto tem contribuído na superação de demandas responsáveis pelo baixo aproveitamento de aprendizagem nos diversos componentes curriculares ofertados no curso de Pedagogia. É uma proposta que se volta ainda para a tentativa de evitar a evasão/desistência desses estudantes em condição de vulnerabilidade psicoafetiva, além de estimulá-los a repensar sobre sua condição humana e em si como autor da própria histórica.
Período de Realização
20/02/2019 a 20/12/2019

Título do Projeto
Calourada 2019.1 do Curso de Licenciatura em PEDAGOGIA
Coordenação
ANA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA PEREIRA
Resumo
A proposta de Recepção aos Calouros de Pedagogia a ser realizada entre os dias 05 a 10 de Março de 2018, "Calourada 2018.1", cujo tema é "PROTAGONISMO FEMININO NO CURSO DE PEDAGOGIA: NO ENFRENTAMENTO AS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES", é uma iniciativa do Diretório Acadêmico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, em parceria com o Colegiado do referido Curso e trata do acolhimento aos ingressantes do semestre 2018.1. É uma proposta que pretende, ainda, proporcionar aos calouros momentos de interação e aproximação com a comunidade externa e os movimentos sociais com ênfase nas lutas das mulheres, mostrando-os que a Universidade deve ser um espaço de todos/as e que essa se constrói nas relações, e contatos com a comunidade na qual está inserida e com os saberes advindo dela, em paralelo a essa questão pretendemos também fortalecer o movimento estudantil de pedagogia objetivando promover a integração e o estreitamento dos laços entre a academia, a comunidade externa e os movimentos sociais atuantes no combate contra as violências para com as mulheres. Temos ainda a pretensão de apresentar os setores que constituem o Campus XI, com seus respectivos funcionários e forma de funcionamento.
Período de Realização
01/03/2019 a 01/08/2019