01

nov

Repórter: Lorena   |   Postado por: Lorena às 10:24 hrs

UNEB em Senhor do Bonfim reúne maior número de participantes das Conferências Regionais de CT&I realizadas na Bahia

A Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) realizada ontem (31) pelo Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo da Bahia em Senhor do Bonfim reuniu mais de 200 pessoas, maior número de participantes das Conferências Regionais de CT&I realizadas na Bahia. A Conferência contou com representantes do poder público, como o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro; o prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Novato e alguns vereadores, além de professores e estudantes de diversas instituições de ensino superior e médio dos territórios Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe.

A conferência, que aconteceu pela primeira vez em 10 cidades do interior da Bahia, teve como objetivo identificar as demandas locais e propor estratégias de desenvolvimento do sistema de CT&I que servirão de base para a nova política estadual do setor, além de eleger os delegados que representarão os interesses dos três territórios na Conferência Estadual que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro em Salvador-BA e será composta por 220 delegados de toda a Bahia.

A diretora de políticas públicas e programas da Secti, Saada Luedy, abordou que um dos objetivos da Sociedade 5.0, tema da Conferência, é desenvolver uma sociedade super inteligente. “Precisamos preparar as pessoas para viverem essa era digital que já está acontecendo, colocando as máquinas a serviço dos seres humanos”, destacou Saada.

Nesse sentido, a diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima ressaltou que “A Sociedade 5.0 significa que o olhar está voltado para os sujeitos, não apenas para as indústrias, sendo preciso, assim, tecer uma relação entre a produção científica, o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo social”.

Suzzana lembrou ainda sobre o papel da UNEB para organizar e fazer acontecer a Conferência em oito territórios baianos. “A realização desta Conferência, nos dar a dimensão da responsabilidade que temos como universidade”, disse Suzzana.

Durante a conferência aconteceram debates em eixos temáticos para levantar as demandas de cada área e eleger os delegados que irão representar os Territórios do Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe na Conferência Estadual. Os delegados levarão as propostas elencadas como principais para a Sociedade 5.0 nesses territórios. Os 19 delegados eleitos foram:

– Eixo Geração de Conhecimento: João Silva Rocha Filho, Ricardo José Rocha Amorim, Karine Hojo Rebouças e Felipe Silva Ferreira;

– Eixo Suporte ao Desenvolvimento: Darlan Alves de Souza, Norma leite Martins Carvalho e José Antônio Almeida de Cerqueira;

– Eixo Setor Público Local: Damiana Duarte da Silva Serqueira, Rodrigo Gomes Vanderlei, Richard Ferreira da Silva e Adelson Ferreira Soares;

– Eixo Sociedade Civil Organizada: Antônio Alves Sobrinho; Norma Cleusa Pereira, Eliezer de Oliveira e Evanice Lopes; e

– Eixo Empresarial: Francisco Arapiraca, Maria de Fátima Silva Santos Souza, Yasmin Santos Souza e Luiz Rogério Mangabeira Vicente.

Assim, a diretora Suzzana, finalizou afirmando que “Além de elegermos 19 delegados que representarão os três territórios, a Conferência foi uma experiência democrática onde vivenciamos a discussão de diferentes interesses e tivemos alguns consensos alcançados. É assim que a experiência democrática se consolida”.