20

nov

Repórter: Lorena   |   Postado por: Lorena às 16:18 hrs

Estudantes de Enfermagem da UNEB conquistam os três primeiros lugares em jornada de iniciação científica

Estudantes de Enfermagem do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB conquistaram os três primeiros lugares na XXIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB realizada no mês de outubro em Salvador. As premiações obtidas foram na área de Ciências da Saúde, que contou com a participação de diversos estudantes que apresentaram pesquisas abordando diferentes temáticas.

 

Os estudos premiados foram: 1º lugar- “GAAM: estimando os fatores que dificultam o aleitamento materno”, de Monalisa Silva, que visou identificar os fatores que influenciam o desmame precoce; 2º lugar- “Experiência de puérperas sobre a assistência prestada pelo grupo de apoio ao aleitamento materno”, de Amanda Araújo, que objetivou conhecer as experiências das puérperas sobre o atendimento do grupo, ambos orientados pela professora, Gilvânia Paixão; e 3º lugar- “Protocolo de Morte encefálica e aspectos relacionados”, de Mariana Lino, que avaliou os fatores ligados à execução do protocolo de morte encefálica, orientado pela professora, Christielle Alencar.

 

“Essa premiação é o reconhecimento do trabalho árduo que desenvolvemos não só na pesquisa, mas também na extensão. Esse resultado mostra ainda a excelente qualidade dos estudos que têm sido desenvolvidos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa sobre o Cuidado de Enfermagem (GPCEnf)”, destacou a professora, Gilvânia Paixão.

 

A diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, ressaltou que “Esse reconhecimento dá visibilidade e mostra a força que temos nas atividades desenvolvidas, pois estamos cumprindo nossa responsabilidade enquanto universidade, que é desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão. O curso de Enfermagem levou os três primeiros prêmios, essa é uma representatividade importante acerca do que estamos produzindo no Campus VII”.

 

Os trabalhos premiados são resultado dos grupos de pesquisa e extensão Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) e Doe Vida, interligados ao Grupo de Pesquisa sobre o Cuidado de Enfermagem (GPCEnf) do DEDC VII da UNEB.