Projetos de Pesquisa e Extensão

DCV - Campus Salvador

Título do Projeto
Monitoria de Ensino Fisiologia do Exercício (FIO005) 2019.1
Coordenação
FERNANDA WARKEN ROSA CAMELIER
Resumo
A disciplina Fisiologia do Exercicio tem como ementa: estudo e avaliacao das repercussoes imediatas e tardias do exerci´cio sobre os diversos sistemas organicos. E´ uma das disciplinas de formacao basica que compoe o Eixo Fisioterapia, Saude e Sociedade, ofertada no 3o semestre do Curriculo Redimensionado. Os conhecimentos adquiridos no componente servirao de base para o desenvolvimento de outros componentes correlatos, tais como Fisioterapia Respiratoria, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia Esportiva, ofertados no Eixo de Formac¸a~o Especifica do graduando do Curso de Fisioterapia. O presente projeto refere-se as atividades planejadas referente a Monitoria de Ensino deste componente curricular.
Período de Realização
13/02/2019 a 13/09/2019

Título do Projeto
OFICINA DE DISSECAÇÃO E TÉCNICA CIRÚRGICA - Morfofuncional III
Coordenação
SANDRA DE QUADROS UZEDA GONZALEZ
Resumo
O projeto de monitoria Oficina de Dissecação tem como público alvo alunos de graduação que já cursaram as disciplinas de Anatomia humana e/ou Morfofuncionais. A Disciplina é composta por Tutoria e aulas práticas. O projeto visa, em um primeiro momento, capacitar os monitores selecionados, levando-os a aprofundar os conhecimentos em Anatomia Humana para depois implementar novas habilidades em técnicas de dissecação. Após a capacitação, os monitores auxiliarão as aulas práticas da disciplina de Morfofuncional III - turmas práticas com 30 alunos e tutorias com 30 alunos, que totalizam 90 horas - participando junto com o docente orientador, das aulas com peças cadavéricas e apoiando os discentes que cursam a disciplina a desenvolverem novas habilidades em dissecação e técnica cirúrgica, além de um contato mais próximo com a Morfologia. Além das aulas práticas, os alunos serão estimulados a buscarem publicações científicas recentes a respeito do conteúdo abordado na monitoria, bem como desenvolverem trabalhos para apresentações em simpósios, congressos e revistas da área.
Período de Realização
08/03/2019 a 08/07/2019

Título do Projeto
Monitoria de Ensino da Disciplina FAR110 - Tópicos Especiais (em Cosmetologia)
Coordenação
MILLENO DANTAS MOTA
Resumo
A disciplina Tópicos Especiais (FAR110) é um componente curricular obrigatório da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Farmácia da UNEB/Campus I, que conta em média com 20 estudantes do 7º semestre do curso a cada semestre. É uma disciplina que apresenta, analisa, demonstra e ou discute conhecimentos específicos necessários a formação e consolidação de perfil de egresso, em carater obrigatório, sendo contemplado a partir da definição de necessidades de formação temporária face as exigencias do mundo do trabalho ou de outro aspecto que os sustente ou lhe sirva de base, podendo abordar temas ou conteúdos diferentes a cada semestre dependendo da necessidade do curso ou demanda específica de mercado, e que totaliza 60 horas por semestre. A disciplina vem sendo ofertada desde 2016.1 contemplando o tema Cosmetologia, considerando o crescimento na demanda de mercado por profissionais com conhecimento na área capazes de atuar na pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos cosméticos, e tem tido uma procura significativa por parte do corpo discente do curso de Farmácia. Nos semestres 2017.2 e 2018.1, o tema não foi abordado devido à indisponibilidade de carga horário do docente para ministrá-lo. A proposta da monitoria de ensino para a disciplina é proporcionar ao estudante desenvolver competências e habilidades relacionadas ao planejamento e organização de atividades de educação em saúde, bem como à produção artesanal, individualizada e em escala industrial de diferentes formas cosméticas. O monitor desta disciplina auxiliará o professor em todas as atividades didáticas relacionadas às atividades práticas da disciplina que serão desenvolvidos com a comunidade acadêmica da UNEB. As aulas teóricas serão ministradas no auditório localizado no piso térreo da Farmácia Universitária e as aulas práticas são ministradas no laboratório magistral localizado no pavimento superior do mesmo prédio.
Período de Realização
01/01/2019 a 31/12/2019

Título do Projeto
Monitoria de Ensino - ANATOMIA (CCS005)
Coordenação
CARINA OLIVEIRA DOS SANTOS
Resumo
A monitoria de ensino é uma modalidade de ensino-aprendizagem inserida nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. O projeto de monitoria na disciplina de Anatomia visa preparar profissionais para a docência e/ou pesquisa, estabelecendo uma formação continuada para o aluno que já tenha cursado a disciplina e tenha demonstrado interesse em continuar aprimorando suas habilidades acadêmicas na área específica de Anatomia Humana O monitor deverá desempenhar suas atividades sob a supervisão geral do professor orientador. As atividades do monitor serão desenvolvidas na área de auxílio às atividades acadêmicas de acordo com o plano de trabalho determinado pelo professor orientador da monitoria.
Período de Realização
11/09/2019 a 28/02/2020

Título do Projeto
Monitoria de Ensino - Componente curricular: FIO016: RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS
Coordenação
MARCELO PEIXOTO SOUZA
Resumo
A monitoria de ensino é uma excelente oportunidade de ação acadêmica para vivenciar os aspectos teóricos e práticos aprendidos na disciplina. O professor, ao planejar suas aulas em conjunto com o monitor, poderá fazer uso de diferentes encaminhamentos metodológicos a fim de alcançar seus objetivos e a intervenção prática monitorada constitui-se numa opção metodológica eficiente, pois, pode oferecer aos estudantes uma maior integração e partilha acadêmica. Nesse sentido, a monitoria de Recursos Terapêuticos Manuais terá o propósito de integrar um conjunto de abordagens fisioterapêuticas, que envolve princípios filosóficos, procedimentos e técnicas específicas da terapia manual, e que se correlacionam com a funcionalidade humana, produção de cuidado e reabilitação. Assim, os Recursos Terapêuticos Manuais é um componente curricular fundamental para capacitar o estudante a adquirir competência diagnóstica e terapêutica da Fisioterapia Manual, e a atividade de monitoria de ensino um meio profícuo para estabelecer o aprendizado entre os estudantes.
Período de Realização
11/02/2019 a 21/06/2019

Título do Projeto
Projeto Interdsciplinar de Atenção a Saude ao Portador de Enxaqueca. (Importação de 2015 DCVI-190)
Coordenação
ANA PATRICIA PASCOAL QUEIROZ
Resumo
A migrânea (enxaqueca) se destaca pelo elevado consumo de recursos de saúde, consultas, cuidados médicos e gasto farmacêutico, além de ser uma das morbidades que gera maior autoconsumo de medicamentos. Tal realidade demonstra que estratégias precisam ser postas em prática para promoção do uso racional dos medicamentos em pacientes portadores de migrânea a fim de assegurar a conquista dos objetivos terapêuticos de forma eficaz e segura. A prática da Atenção Farmacêutica tem despontado como modelo de prática para satisfazer as necessidades dos pacientes relacionadas à farmacoterapia, auxiliando-os na conquista dos objetivos terapêuticos. Porém, quando se trata de pacientes com dor crônica, a abordagem de uma equipe multidisciplinar, atuando de forma inter-relacionada auxilia na redução das crises, readaptação e reabilitação social e profissional.
Período de Realização
01/02/2019 a 30/12/2019

Título do Projeto
Monitoria de Ensino - Componente curricular: CCS 006 - Biologia celular
Coordenação
GERUZA DE OLIVEIRA CEITA
Resumo
A disciplina Biologia celular integra o curriculum da área básica dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se de uma disciplina teórico x prática que aborda os conteúdos relacionados a estrutura, organização e evolução das células, assim como seus mecanismos de comunicação, divisão e obtenção de energia. Por tratar-se de uma disciplina do início da graduação, os conteúdos nela trabalhados fornecem a base para o entendimento dos temas abordados nas demais disciplinas específicas que compõem os cursos da área de saúde deste departamento. Adicionalmente, à complexidade da disciplina, o grande número de turmas práticas e muitos alunos matriculados regularmente a cada semestre, ditam a importância da monitoria de ensino aplicada a este componente curricular, como uma alternativa eficiente para fornecer o suporte adequado ao aprendizado dos discentes. A solicitação da bolsa de monitoria de ensino reforça-se em 2019.1, em função do aumento do quantitativo de vagas destinadas a estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades, indígenas, quilombolas e ciganos que ingressarão no 1º semestre e cursarão a disciplina em questão.
Período de Realização
13/02/2019 a 13/06/2019

Título do Projeto
Monitoria de Ensino: Metodologia da Pesquisa em Enfermagem II Enf 043
Coordenação
ROSANA FREITAS AZEVEDO
Resumo
A monitoria é uma atividade pedagógica que propicia o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, permitindo a participação do aluno monitor em diversas atividades acadêmicas, ao mesmo tempo em que oportuniza a interação do estudante universitário nas práticas de ensino durante a graduação, sejam elas no ensino, na pesquisa ou na extensão. A disciplina de Metodologia da Pesquisa em Enfermagem II tem como objetivo estudar e discutir a pesquisa, bem como propiciar ao discente a introdução ao planejamento da pesquisa científica. Apresenta e discute etapas da investigação científica, as técnicas de coletas de dados, aprofunda a elaboração do projeto de pesquisa com todos os seus elementos. Auxilia o aluno na justificativa e escolha do seu objeto de pesquisa, apresentando como produto final a elaboração do anteprojeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Seleciona o orientador do trabalho e encaminha o projeto a Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso.
Período de Realização
01/03/2019 a 01/06/2019

Título do Projeto
Monitoria de Ensino Química Farmacêutica- FAR063 - 2019.1
Coordenação
LOURENCO LUIS BOTELHO DE SANTANA
Resumo
A disciplina FAR063 - Química Farmacêutica é um componente curricular obrigatório da matriz curricular do Curso de bacharelado em Farmácia da UNEB/Campus I, que conta em média com 25 estudantes do 4º semestre . A proposta da monitoria de ensino para a disciplina é proporcionar ao estudante desenvolver competências e habilidades relacionadas ao planejamento e organização de atividades de educação em saúde. Atualmente a disciplina conta com a atuação de um monitor bolsista e um voluntário. O monitor desta disciplina auxiliará o professor em todas as atividades didáticas relacionadas às atividades práticas da disciplina que serão desenvolvidos com a comunidade acadêmica da UNEB.
Período de Realização
01/02/2019 a 01/07/2019

Título do Projeto
MONITORIA DE ENSINO FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA FIO027
Coordenação
PAULO ITAMAR FERRAZ LESSA
Resumo
A fisioterapia ortopédica e traumatológica atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético. Tratando disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas. A disciplina teórico/prática estuda as disfunções ortopédicas e traumatológicas, bem como, as sequelas oriundas das mesmas, levando o discente a adquirir habilidades que vai além de técnicas. Busca compreender o paciente em um contexto amplo, não olhando apenas para a patologia/trauma, mas buscando uma melhor independência funcional e a participação do mesmo na sociedade. Com vistas à melhoria do rendimento do corpo discente aliado ao crescente interesse do alunado pela monitoria nesta disciplina, busca-se através do presente projeto consolidar a institucionalização da participação estudantil, representada por um acadêmico-monitor. A colaboração nas atividades didáticas e de pesquisa permitirá ao monitor a ampliação dos conhecimentos adquiridos podendo se configurar num estímulo à carreira docente na área básica.
Período de Realização
01/02/2019 a 01/08/2019