Medicina

DCV - Campus Salvador

Sobre o Curso

O Curso de graduação em Medicina criado pela Resolução CONSU de n. 846/2011, da Universidade do Estado da Bahia, na modalidade de cursos de oferta contínua da UNEB, possui acesso possibilitado, por meio de processo seletivo aberto ao público por vestibular ou categorias especiais de matrícula conforme estabelecido no Regimento Geral da UNEB e pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) gerenciado pelo MEC. 

O Curso funciona no turno diurno, com 60 vagas ofertadas anualmente, sendo 30 vagas para entrada no primeiro semestre e 30 vagas para entrada no segundo. A duração da integralização da matriz curricular deverá ocorrer entre 12 (doze) e 18 (dezoito) semestres, com uma carga horária mínima para integralização do curso de 8.365h (oito mil, trezentos e sessenta e cinco horas).

O curso de Medicina da UNEB tem como referenciais as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) - tanto aquelas que regem os cursos da Área de Saúde, quanto as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina (DCNM), específicas para o Curso; além das orientações do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com os anseios e perspectivas da comunidade acadêmica e da sociedade. 

O Curso de Medicina é ofertado no Departamento de Ciências da Vida - DCV, Campus I da UNEB localizado no Distrito Sanitário Cabula - Beiru (DSCB). O curso de Medicina, assim como os demais cursos do DCV, está presente em vários espaços do DSCB, em atividades docente-assistenciais e programas de educação para a Saúde, tanto como atividades curriculares, quanto de Extensão e Pesquisa.

O Curso de Medicina do DCV-UNEB busca proporcionar a seus alunos uma sólida formação científica e humanística; e tem como objetivo geral formar profissionais competentes para atuar nos diferentes níveis de Atenção à Saúde como médico generalista, sendo socialmente responsável, com atuação pautada em Princípios Éticos, capaz de atualizar, permanentemente, seus conhecimentos técnico-científicos, a fim de prestar os melhores cuidados médicos ao indivíduo, à família e à comunidade nos diferentes níveis de complexidade da atenção à Saúde; trabalhando eficientemente em equipes; demonstrando habilidades comunicacionais e  gerenciais.

De acordo com o que regem as Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de Medicina de 2014, em seu Art. 4o, a graduação em Medicina deve basear sua estrutura organizacional em três áreas de competência (Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde), a fim de que o egresso possa reunir os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas ao efetivo exercício profissional do médico. 

Autorizado pela resolução 846/11 do CONSU publicada em 16 de agosto de 2011

Em processo de reconhecimento

Duração do curso:12 (doze) semestres

Turno: Diurno.


Infraestrutura

O curso de Medicina funciona no Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, e possui a seguinte estrutura física:

Biblioteca Central;

Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Biofísica, Laboratório de Imunologia, Laboratório de Bioquímica, Laboratório de Analise Química, Sala de Parasitologia, Laboratório de Histologia;

01 Sala da coordenação do curso;

02 salas para professores;

01 Laboratório de habilidades (Em construção);

Ambulatório Docente-Assistencial de Pediatria;

Pavilhão de Salas de aula;

Sala multimídia.


Docentes

Em construção.


Colegiado

Coordenação

Ana Gabriela A. Travassos
colegiado.medicina@uneb.br
(71) 3117-2339 

Secretaria

Jussara Bonfim
colegiado.medicina@uneb.br
(71) 3117-2339 

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h às 17h.
Av. Silveira Martins, 2555 - Cabula - Salvador (BA)