Letras – Língua Espanhola e Literaturas

DCH - Campus Salvador

Sobre o Curso

O Curso Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, de código 404, foi implantado no Departamento de Ciências Humanas – Campus I – em 2005, após a revisão do currículo, ocorrido no ano de 2004, do curso de Licenciatura em Letras Língua portuguesa e Literaturas com Língua Estrangeira Espanhol e Literaturas, de código 090.

A principal motivação para a criação e implantação do curso de Letras com formação específica em Língua Espanhola e Literaturas nasceu do anseio por preparar profissionais para atender a uma demanda cada vez mais crescente em todo o Brasil: o professor de língua espanhola. No ano 2000, diante da eminente oferta da disciplina de Língua Espanhola, tanto por escolas públicas, quanto por escolas privadas, no Estado da Bahia, principalmente em Salvador e a escassez de professores devidamente capacitados para ocupar tais vagas, não mais fazia sentido manter um curso com dupla habilitação, como era o antigo Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas com Língua Espanhola e Literaturas.

O desenvolvimento do curso de licenciatura em letras que oferecesse uma formação exclusiva na língua espanhola e suas literaturas, notadamente permitiu ao estudante maior aprofundamento nos estudos referentes ao ensino e à aprendizagem da língua espanhola e suas literaturas, com finalidade desse então estudante se tornar um professor mais qualificado na sua área de atuação profissional. Pois, como se sabe, a língua é um fenômeno social que representa a memória de um povo, e seu estudo é compartilhado por diversos ramos do conhecimento. Portanto, a focalização na formação apenas na habilitação em língua espanhola e suas literaturas intensificou o aprofundamento do estudo ao discente.

Sabe-se também que é responsabilidade das Instituições de Ensino Superior, dito anteriormente, enquanto centros de produção e difusão do conhecimento, a promoção, o desenvolvimento e a valorização da cultura e das ciências. Desse modo, o andamento, a expansão e a progressão no desenvolvimento do Curso Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola na Universidade do Estado da Bahia, Campus I – representa os esforços desta instituição em reconhecer a importância cultural, econômica e social da língua espanhola e suas respectivas literaturas.

O espanhol figura entre as línguas mais faladas no mundo, ocupando o segundo lugar, portanto uma língua internacional muito utilizada nas relações comerciais, diplomáticas, econômicas e culturais. Em todos os continentes há comunidades de falantes do espanhol. No conjunto, o espanhol é um dos três grandes idiomas utilizados em organismos internacionais (junto com o inglês e o francês) sendo língua oficial ou de trabalho na maior parte dos organismos mundiais, tais como a ONU, UNESCO, OMC, FIFA etc.

Assim, com o prosseguimento e avanço da realização do Curso Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, a Universidade do Estado da Bahia compromete-se em formar profissionais para atuarem como professores de língua espanhola e suas literaturas. 

Autorizado pela resolução 171/02 do CONSU publicada em 07 de fevereiro de 2002

Reconhecido pela resolução 671/09 do CONSU publicada em 15 de fevereiro de 2009

Duração do curso:8 (oito) semestres

Turno: Diurno.


Infraestrutura

O Curso de Licenciatura em Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeira – Espanhol, funciona no Departamento de Ciências Humanas- Campus I, e possui a seguinte estrutura  física:

05 salas de aula;

01 Sala de Colegiado;

01 Sala do Centro Acadêmico;

06 TVs;

06 Retroprojetores;

06 Data-show

02 Laboratórios de Informática.


Docentes

 

Carla da Penha Bernardo

Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado
Regime de trabalho:
Classe Funcional: Adjunta
profliteraturaportuguesa@yahoo.com.br  
Currículo Lattes

Cláudia Silvia Santana

Vinculação: Efetivo
Titulação: Especialista
Regime de trabalho:
Classe Funcional: Auxiliar
claudia.bs@uol.com.br
Currículo Lattes

Jaciara Ornélia N. De Oliveira

Vinculação: Efetivo
Titulação: Pós-Doutorado
Regime de trabalho:
Classe Funcional: Titular
jaciaraoliveira@oi.com.br
Currículo Lattes 

Lorena Oliveira Tavares

Vinculação: Efetivo
Titulação: Especialização
Regime de trabalho:
Classe Funcional: Auxiliar
Loren.tavares@hotmail.com 
Currículo Lattes 

Maria Auxiliadora de J. Ferreira

Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado
Regime de trabalho:
Classe Funcional: Auxiliar
auxidora@hotmail.com 
Currículo Lattes

Núbia da Silva Cruz 

Vinculação: 
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: 
Classe Funcional: Assistente
nubiadiosa@yahoo.com.br 
Currículo Lattes

Sérgio Armando Diniz Guerra

Vinculação: Efetivo
Titulação: Doutorado
Regime de trabalho:
Classe Funcional: Adjunto
sergue@terra.com.br
Currículo Lattes

 

 


Colegiado

Coordenação 

Adriana de Borges Gomes
abgomes@uneb.br;
deborges@uneb.br 
(71) 3117-5400

Secretaria

Maria Jerusa Alves de Figueredo Lima
jerusa75@hotmail.com
colegiadoespanhol@uneb.br
(71) 3117-5400
Facebook / Blog

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 14h
Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula - Salvador (BA).