Com a perspectiva de ampliar os seus espaços de escuta e diálogo com comunidade acadêmica e externa da UNEB, a Reitoria da universidade promove o Programa Reitoria em Movimento. A iniciativa foi desenvolvida considerando a demanda da comunidade acadêmica quanto à presença da Reitoria nos campi.

A proposta é de construir uma agenda de encontros com os públicos de todas as unidades acadêmicas da universidade, para conhecer as realidades e as necessidades locais. A intenção é criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente, quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.

A definição das agendas locais, em casa visita, leva em consideração a metodologia participativa, envolvendo os três segmentos (discente, docente, técnico) e comunidade externa, nas plenárias e/ou fóruns de discussões, e também em visitas a órgão locais.

Para a continuidade das atividades, a gestão se organizou com o projeto de instalação das Assessorias Territoriais (Assesp-T), que constituem instâncias regionais de articulação político-administrativa permanente da Reitoria com os Departamentos da universidade, para maior interação e proximidade com a Administração Central da instituição.

A fixação da reitoria nos locais ocorrerá com horários de atendimentos previamente agendados pelo Gabinete, em consonância com a Assessoria Regional e a Direção do respectivo Departamento.

VIAGEM 03 – BRUMADO, CAETITÉ E GUANAMBI (30 e 31/08 e 01/09)

ROTEIRO 02 – JUAZEIRO E SENHOR DO BONFIM (24, 25, 26, 27 e 28/05)

A segunda edição do Programa Reitoria em Movimento chegou ao fim com avaliação positiva das comunidades acadêmicas dos campi de Juazeiro e Senhor do Bonfim.

A iniciativa, que contemplou os departamentos de Ciências Humanas (DCH) e de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, em Juazeiro, e o Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Senhor do Bonfim, iniciou atividades no dia 24 de maio e seguiu com extensa programação até o dia 28 do mesmo mês.

O roteiro reservou uma série de ações como reuniões com comunidade interna e externa, plenárias com estudantes, docentes e técnicos administrativos e visita às instalações.

Registros:

Reitoria em Movimento encerra roteiro em Juazeiro e Sr. do Bonfim com saldo positivo; parcerias firmadas e encaminhamentos articulados
Programa Reitoria em Movimento desembarca no Campus de Senhor do Bonfim e dá início a extensa programação
Reitoria em Movimento: Comitiva chega a Juazeiro e inicia programação; atividades seguem até dia 26
Programa itinerante avança e gestão da UNEB vai visitar Juazeiro e Senhor do Bonfim: de 24 a 28/05

ROTEIRO 01 – BARREIRAS (09, 10 e 11/03)

Gestores, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos reuniram-se para a Solenidade de Abertura do Programa “Reitoria em Movimento”, no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IX da UNEB, em Barreiras.

Durante os três dias, os gestores dialogaram sobre necessidade de melhorias infraestruturais e estruturais do DCH, protocolos de biossegurança para este novo momento de retorno gradual à presencialidade, acolhimento à comunidade acadêmica e sobre as perspectivas para o fortalecimento da oferta de cursos da UNEB no município.

Registros:

Comunidade acadêmica do Campus de Barreiras recebe primeiras ações do Programa Reitoria em Movimento
Professora Adriana Marmori discursa na Tribuna Popular da Câmara de Barreiras sobre novo reitorado e protagonismo feminino
UNEB lança programa itinerante para descentralizar gestão e se aproximar dos departamentos