Ações

Pró-Reitoria de Planejamento

Elaboração do Plano Estratégico


Documento que se constitui em eixo orientador e marco referencial à elaboração  de outros documentos institucionais de base, estruturantes, tais como o Plano Plurianual (PPA), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano de Metas e o Plano Operativo Anual (POA).

Define objetivos, linhas e ações estratégicas voltados à: Gestão Institucional Eficiente – estratégia que pretende viabilizar com qualidade a execução efetiva das ações planejadas, com o intento de alcançar a “geração de conhecimento” desejada para o futuro; e Produção Continuada de Conhecimento – estratégia que se constitui o foco principal e fundamental da visão de futuro da Uneb.

 

Elaboração do PPA 2008/2011


O PPA constitui-se em um dos instrumentos de planejamento adotados pela atual gestão, como base a visão de futuro do Plano Estratégico estabelece um conjunto de políticas, diretrizes, estratégias, ações e metas com o objetivo de fortalecer as áreas acadêmicas e administrativas, modernizar a gestão administrativa, ampliar os investimentos e racionalizar a aplicação dos recursos de modo a preparar a instituição para que possa exercer um papel de destaque no desenvolvimento estadual.

Apresenta ainda os Programas, Ações e Metas da Administração Pública, convergentes com as Diretrizes Estratégicas do Governo e orienta o planejamento de curto prazo, materializado nos Planos Operativos e Orçamentos anuais.

Implementação do sistema POAWEB


O Plano Operativo Anual – POA instrumento de planejamento  de curto prazo que, no âmbito da UNEB, objetiva:

■ Subsidiar o planejamento global e permanente da UNEB, buscando sempre a participação no trabalho coletivo da comunidade universitária;

■ Ser elaborado em conformidade e compatibilidade com as diretrizes, objetivos, metas e prioridades constantes do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias vigente no exercício para o qual se elabora a proposta orçamentária;

■ Permitir a consolidação de um processo de planejamento participativo na UNEB, associado ao orçamento, ao sistema de informações, de acompanhamento e avaliação das suas ações acadêmicas e administrativas;

■ Subsidiar a elaboração da proposta orçamentária para cada  exercício financeiro;

■ Assegurar a organização das ações voltas  ao  desenvolvimento do Ensino, Pesquisa  e Extensão da instituição, criando a possibilidade de integrar projetos com objetivos comuns;

■ Subsidiar a priorização na alocação de recursos financeiros com vista à melhor viabilização e alcance dos  resultados  das ações finalísticas à cargo  da Uneb.


Implantação do modelo de gestão por programa


Modelo e metodologia de planejamento diferenciado  adotado  pela  Uneb  que  visa  essencialmente dar maior autonomia e capacidade de coordenação e gestão  dos Programas de Governo  por parte das Pró-reitorias de forma  a viabilizar a efetividade dos resultados do PPA, do Plano Estratégico e do Plano de Metas.

Os programas do PPA introduzem na administração pública uma gestão mais complexa e exigente para as organizações. Passa-se de uma administração orientada a processos e ao ciclo produtivo de bens e serviços, para uma gestão orientada por resultados, capaz de gerar impactos na sociedade o que  demanda formas de implementação e arranjos de gestão diferenciados.

A Gestão por Programas propõe que o titular da Unidade Organizacional, (Pró Reitoria, UDO, etc.) coordene e gerencie o programa ao qual está mais diretamente associado às ações da sua área de atuação e competência  de  forma a: proporcionar e articular os recursos para o alcance dos  objetivos; monitorar e avaliar a execução do conjunto das  ações; propor e estabelecer, em conjunto com a PROPLAN, mecanismos inovadores  à otimização dos resultados, impactos e benefícios;   gerir as restrições que possam influenciar o desempenho do programa.

 

Elaboração dos Relatórios das Atividades Finaslíticas da UNEB quadrimestralmente.


O relatório tem como objetivo dar maior transparência à administração dos recursos públicos desta Universidade, e contribuir para o exercício pleno da democracia, apresentando a prestação de contas quadrimestral da Execução Orçamentária e Financeira com base nos anexos aprovados pela Secretaria do Tesouro Nacional, através das Portarias n° 469, 470 e 471.

Embora a Prestação de Contas da UNEB seja apresentada anualmente ao Conselho de Administração (CONSAD), por determinação desse Conselho, o relatórios SAP apresentados quadrimestralmente, para parecer do controle interno e divulgação à sociedade da garantia da boa aplicação dos recursos públicos.

Ressalte-se que os quadrimestrais trata-se de demonstrativo resumido da execução orçamentária e financeira, pois o detalhamento da-se-á na efetiva prestação de contas anual, como preconiza a Lei 4.320/64 e a resolução regimental 012/93 do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

Elaboração do PDI


O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento de planejamento da universidade para 5 anos que leva em consideração a identidade da instituição no que tange à sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas. O processo de elaboração do PDI da UNEB teve início em 2009 e foi coordenado pela PROPLAN, num processo participativo que envolveu toda a comunidade acadêmica, departamentos, pró-reitorias e demais unidades organizacionais. Em um segundo momento o PDI foi consolidado, já em 2010, estando à frente a Pró-Reitoria de Extensão.


Elaboração do Relatório de Gestão 2006/2009


O relato dos quatro anos de esforço de toda uma comunidade comprometida com a superação dos desequilíbrios estruturais do estado e com a promoção do desenvolvimento sustentável e participativo, tendo por base a geração e transmissão de conhecimento qualificado e ações em prol da cidadania e inclusão social.Conta a trajetória de quatro anos de gestão. É um breve resumo dos fatos principais ocorridos no período, expressando uma pequena mas exemplificativa parte do grande avanço vivenciado pela UNEB nos anos recentes. O intento deste documento é a montagem do panorama dos quatro anos de gestão, levando ao conhecimento da comunidade acadêmica, parceiros, segmentos organizados da sociedade e a opinião pública, as transformações empreendidas na UNEB no período de 2006 e 2009.


Elaboração do Plano de Metas 2010/2013


Apresenta e justifica as prioridades para os próximos quatro anos, embora voltado para alcançar o futuro projetado, constitui-se, em essência, em um ajuste de foco do Plano Estratégico, do PPA, PDI e LOAs. Reflete e traduz, ademais, os resultados das Audiências Públicas realizadas durante o processo eleitoral de Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio 2010/2013, ocasiões em que representantes de cada segmento universitário em cada campus, assim como instituições da sociedade civil, movimentos sociais e poderes públicos apresentaram suas considerações e sugestões para a composição do Programa de Gestão.

 

Rede de Gestão Departamental- RGD


Concepção e início de implantação do modelo de Rede de Gestão Departamental- RGD, estratégia inovadora que permite os departamentos atuarem articuladamente em redes virtuosas geradoras de mais eficiência, trocas de experiências, adoção de ações convergentes e maior inserção no processo de desenvolvimento regional sustentável.

 

Reestruturação do Sistema POAWEB, transformando-o em SIP, com incremento do modulo de acompanhamento.


Implantado em 2006, o POA – Web faz parte do Sistema Integrado de Planejamento – SIP, pensado, concebido e desenvolvido pela PROPLAN e pela UDO através da Gerência de Informática se constitui em um instrumento de planejamento e gerência.

Desde a primeira versão o POA – Web vem sendo atualizado e adequado à nova realidade da instituição, permitindo agregar, novas funcionalidades de forma a ampliar a qualidade, fidedignidade e os níveis de informações.

Na versão para 2011 implanta-se efetivamente o Sistema Integrado de Planejamento – SIP, estruturado em dois módulos: PLANEJAMENTO e ACOMPANHAMENTO. O módulo de Planejamento vem com diversas inovações mantendo todavia, a lógica e essência do POA.  O Módulo Acompanhamento está em fase final de consolidação para disponibilização.

A meta é Planejar 2011 e iniciar o Acompanhamento e Avaliação das Ações, Projetos e Atividades lançados em 2009 e em execução em 2010.

O Sistema Integrado de Planejamento – SIP, módulo PLANEJAMENTO, encontra-se aberto e disponível a todas as Unidades Organizacionais da UNEB,  no endereço http://www.sip.uneb.br/.

O sistema corporifica o previsto no Plano Estratégico, no contexto da gestão institucional eficiente, um dos grandes desafios do modelo multicampi, no que tange as premissas da linha estratégica que visa reforçar as funções de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, revendo o modelo de gestão centralizada, de maneira a tornar a administração capaz de relacionar as funções de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações estratégicas com vistas a alcançar as metas desejadas, num formato que responda às demandas da representatividade setorial interna, do controle sobre a execução e dos métodos de avaliação a serem utilizados.

Na mesma lógica é reiterado no Plano de Metas 2010/2013, mais especificamente no contexto do Eixo Modernização da Gestão e Infraestrutura.

O Sistema Integrado de Planejamento – SIP é um Banco de Dados da UNEB, com interface com outros sistemas e ferramentas já utilizados pela Instituição.