Estágio Obrigatório

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROGRAD

Estágio é uma atividade curricular formativa a ser integralizada por estudantes de todas as modalidades de cursos de graduação da UNEB, nos termos dos respectivos PPC, caracterizado como um ato educativo orientado e supervisionado.

Os estágios obrigatórios dos Cursos de Graduação da Uneb  recebem assessoria da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) por meio da Coordenação Central de Estágio (CCE). Esta, por sua vez, articula-se com as Coordenações Departamentais de Estágio, responsáveis pelo alinhamento e execução das questões relacionadas a estágio vinculados à direção dos departamentos; e, com as Coordenações Setoriais de Estágio, responsável pela organização e acompanhamento direto dos estágios dos cursos dos territórios identitários em que a Uneb se insere.

Confira aqui o conteúdo do Encontro de Estágio 2019

Acesse os itens a seguir:

 


Estágio Obrigatório nas Licenciaturas

Os estágios obrigatórios nas licenciaturas consistem em componentes alocados a partir da segunda metade do processo formativo dos cursos, correspondente ao quinto semestre da matriz curricular de cada curso, conforme prevista nas resoluções correspondentes (02/2002, 01/2006, 15/2015). As licenciaturas na Uneb também atendem ao recomendado na Lei de Estágio 11.788 de 2008, que determina 400 horas mínimas para estágio supervisionado e se organizam em componentes de ‘estágio e Pesquisa’, ‘estágio de docência’ ‘estágio de gestão’ ‘estágio em espaços não escolares’, conforme as especificidades de cada licenciatura.

Importante sinalizar que os estágios obrigatórios nas licenciaturas, via de regra, não são remunerados e seu campo prático corresponde a, minimamente, 1/3 da carga horária do componente de estágio que é realizada conforme cronograma específico, compatibilizado entre professores dos componentes de estágio (e comissão setorial de estágio) e a parte concedente, de maneira que todos os estagiários estejam inseridos no campo de estágio no mesmo período. Vale registrar que as instituições de parte concedente que se constituem parceira dos estágios na Uneb são na sua grande maioria as instituições públicas de ensino, as redes e municipais e estaduais; apenas em alguns municípios onde a oferta de vagas de estágio nessas redes não atende ao número de estagiários, se recorre à parceria com a rede privada de ensino.

O processo de acompanhamento dos estagiários é feito pelo orientador de estágio, professor universitário, responsável pelo componente no qual o estagiário se encontra matriculado, em parceria com o supervisor de estágio, profissional responsável pelo estagiário, designado pela parte concedente. Esse acompanhamento se dá através de visitas ao campo, orientações em grupo e individual e geram documentação de estagio, tais como, análise de documentos de ensino-aprendizagem, relatórios, portfólio, projetos de estágio

Voltar ao início

 


Estágio Supervisionado nos Bacharelados

Os estágios obrigatórios consistem em componentes dos cursos de graduação de bacharelado, com carga horária mínima definida pelas diretrizes nacionais curriculares de cada curso, distribuída nas áreas de formação profissionalizantes específicas, definidas nos projetos pedagógicos dos cursos. As parcerias interinstitucionais para formalização dos campos de estágios ocorrem em conformidade com a lei de estágio 11.788/2008, com a assinatura de termos de compromisso, entre as instituições e discente, a celebração de convênio, quando houver e a aquisição de seguro de vida. Esses documentos supracitados ratificam a não formação de vínculos empregatícios dos discentes com os campos de estágio.

O processo de acompanhamento e supervisão dos estágios ocorre na modalidade direta, semidireta e indireta. Direta se dá pelo acompanhamento contínuo do professor juntamente com o profissional do campo de estágio da área; a semidireta ocorre com a supervisão do professor no campo, por meio de visitas e a indireta, se dá pelo acompanhamento de documentos sistemáticos e por contatos eletrônicos. O processo de avaliação dos estágios é realizado de diferentes formas, a saber: análise de documentos de ensino-aprendizagem, relatórios, portfólio e artigo; avaliação do desempenho do discente por meio de Barema e encontros de socialização e reflexão da práxis realizada com todos os atores envolvidos.

Voltar ao início

 


Estrutura Organizacional de Estágio Supervisionado

Voltar ao início

 


Coordenações de Estágio Obrigatório

Cadastro de novos representantes das comissões:

A partir de janeiro de 2020 os dados dos novos representantes, eleitos pelas Coordenações Departamentais e Setoriais, devem ser encaminhados para o e-mail coordenacaoestagio@uneb.br informando:  

  1. Coordenação Departamental: Campus, Departamento, nome, matrícula e representação.  

  1. Coordenação Setorial: Campus, Departamento, curso, nome, matrícula e representação.  

Voltar ao início

 


Legislação

Voltar ao início

 


Convênio

Voltar ao início

 


Modelos de documentos

Em construção

Voltar ao início

 


Fale Conosco

Plantões da Comissão Colegiada da Coordenação Central de Estágio:  

  • Terças feiras, das 8:30 as 12h.

E-mail: coordenacaoestagio@uneb.br

Voltar ao início