24

set

Repórter: jpereira   |   Postado por: jpereira às 20:41 hrs

Prorrogado prazo para submissão de relatos sobre Redimensionamento Curricular até 11/10.

 

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), através do Fórum de Desenvolvimento Curricular (FDC), convida os professores que participaram do processo de redimensionamento curricular dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da instituição, em conformidade com as Diretrizes Nacionais para a formação de professores (Resolução CNE nº 02/2015), para enviarem textos com relatos de experiência sobre esta ação, a fim de compor uma coletânea no e-book Redimensionamento Curricular: experiências das Licenciaturas da Universidade do Estado da Bahia.

As atividades de Redimensionamento Curricular dos cursos de Licenciatura da UNEB foram iniciadas pela PROGRAD em 2015 e estão em processo de conclusão. Neste período estiveram em debate as diretrizes de formação nacional de professores e os princípios curriculares de cada curso, sendo redimensionados 81 cursos de licenciaturas de acordo com a Resolução CNE nº 02/2015. O e-book proposto tem por objetivo celebrar o fechamento de um ciclo importante e estratégico de redimensionamento dos cursos de formação de professores na nossa Universidade, missão que a acompanha desde a sua fundação, pautada nos princípios da autonomia docente, de autoria profissional e de uma educação pública e democrática nos seus conteúdos e práticas.

A composição de um e-book (livro em formato eletrônico) surge da proposta de reunir as diferentes experiências vivenciadas pelos professores dos grupos de trabalho definidos nos colegiados dos Cursos de Licenciatura da Universidade do Estado da Bahia e de professores colaboradores externos no processo de redimensionamento. Propõe o relato das reflexões analíticas fundamentadas em epistemes relacionadas ao currículo nos cursos de licenciatura na educação superior. Espera-se, também, que os textos descrevam a relação e o envolvimento destes professores com a comunidade acadêmica dos diversos Campi e Departamentos que a compõem.

Os textos poderão ser de autoria de professores que participaram direta ou indiretamente do processo de redimensionamento curricular dos cursos de licenciatura na UNEB e devem contemplar integralmente as normas apresentadas para a produção textual.

O prazo para envio dos textos pelos autores foi prorrogado até o dia 11 de outubro de 2021. Toda a comunicação entre os autores e a comissão organizadora deve ser realizada através do endereço eletrônico progradfdc@uneb.br, inclusive a submissão do texto pelos autores.

A Comissão Organizadora.

 

Acesse aqui a Chamada para Submissão.