Núcleos da Extensão

Pró-Reitoria de Extensão

Núcleos Temáticos

Núcleos Temáticos são órgãos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão responsáveis pela elaboração, coordenação e execução dos projetos de extensão desenvolvidos nas áreas Educação, Cultura, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Trabalho e Saúde.

 

Núcleo Universidade Aberta à Terceira Idade - NUATI

Coordenação: Sônia Maria Bamberg Nogueira Reis e Antônio Jorge Nascimento

Atuação: Tem o propósito de, sob a ótica da Pedagogia Social, estimular a reflexão sobre as diversas concepções de velhice no cenário da contemporaneidade, através da educação continuada não formal, atendendo a pessoas de ambos os sexos de qualquer nível sócio educacional cuja faixa etária seja igual ou superior a 60 anos, objetivando a reinserção psicossocial para o pleno exercício da cidadania e desenvolvendo ações educativas de caráter permanente. A rede UATI está presente em 24 Departamentos da UNEB.

Fone: (71) 3117-2275

Endereço eletrônico: uatisalvador@uneb.br

Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incuba/Unitrabalho)

Coordenação: José Amândio Barbosa Júnior

Atuação: Atua junto à comunidade com base no reconhecimento de que desenvolver ações junto à sociedade apresentando soluções inovadoras para agregar valor ao trabalho dos cooperados e possibilitar uma melhor penetração no mercado constitui um desafio para as incubadoras de empreendimentos econômicos solidários, principalmente na atual conjuntura, marcada por uma crise social e ambiental que exigem soluções. Na tentativa de responder a esse desafio, a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários UNEB/Unitrabalho – Incuba vem desenvolvendo atividades que, além de sua conotação econômica, atenta para a promoção de melhorias de cunho social.

Fone: (75) 3641-0599

 

Núcleo de Cooperação e Ações em Políticas Públicas e Economia Solidária (COAPPES)

Coordenação colegiada: Odilon Sérgio Santos de jesus

Atuação: O COAPPES foi criado para fortalecer e expandir ações no campo da economia solidária a partir das experiências adquiridas na trajetória da ITCP/UNEB – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, em atuação desde o segundo semestre de 1998. O Núcleo desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários; tecnologias sociais; territórios e políticas públicas, cultura, identidade e cidadania visando o fortalecimento das comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Fone: (71) 3117-2320

Endereço eletrônico: itcp@listas.uneb.br


Núcleo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Cultura (NGEALC)

Coordenação: Profa. Dra. Lise Mary Arruda Dourado

Atuação: O NGEALC se propõe a atuar nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, relacionadas às culturas negro-africanas no Brasil, Línguas da família Niger-Congo, diversidade étnico-racial, memória social, produção de materiais, eventos, encontros, seminários sobre História e Cultura da África e História da Cultura Afro-Brasileira.
O NGEALC é um grupo formado por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes que integram Grupos de Pesquisa e/ou Extensão, ou ainda aqueles que demonstram interesse no tema cultura e história africana e afrobrasileira.

Fone: (71) 3461-9033

Endereço eletrônico: http://ngealc.blogspot.com/search/label/Ngealc 

Núcleo de Educação Especial (Nede)

Comissão colegiada: Sandra Regina Rosa Farias

Atuação: Acolhe as demandas geradas por alunos professores e funcionários com deficiência. Para tanto, foi criada uma sala de recursos com impressora Braille, scanner e programas sintetizadores de voz.

Fone: (71)3117-2331

Endereço eletrônico: nede@uneb.br


Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (Thaba)

Coordenação colegiada: Rubens José Ferreira Barros

Atuação: Amplia trabalhos realizados pelo Programa de Tecnologia da Habitação, desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à questão da habitação popular. As atividades realizadas pelo Núcleo contemplam as demandas do setor habitacional por apresentar soluções construtivas e urbanísticas apropriadas às realidades sócio-culturais locais e qualificar profissionais da área, capacitando-os para o trabalho, renda e empregabilidade.

Endereço eletrônico: leandrade@uneb.br; rjbarros@uneb.br


Núcleo de Estudos Estrangeiros ( NEE) – (NEC, NEHIS, NESTI, NEJ)

Coordenador: Paulo Roberto Correia Esteves

Atuação:
O Núcleo de Estudos Estrangeiros (NEE) centraliza as ações desenvolvidas pelos Núcleos dos países conveniados, os quais direcionam os seus programas e projetos às comunidades: acadêmica e externa, bem como às instituições conveniadas. O NEE coordena os cursos de extensão em língua estrangeira oferecidos pela universidade, bem como propõe, através das atividades de extensão e de ensino, divulgar a língua e cultura de países estrangeiros, funcionando nos moldes das Universidades brasileiras, desenvolvendo ações distribuídas em 05 (cinco) Núcleos integrantes, a saber: Núcleo de estudos canadenses (NEC), Núcleo de Estudos Hispânicos (NEHIS), Núcleo de Estudos da América Latina (NEAL), Núcleo de Estudos em Italiano (NESTI) e Núcleo de Estudos em Japonês (NEJ). Esses núcleos atendem a comunidade acadêmica com cursos de abrangência tanto genérica quanto específica para um público de idade entre 18 e 65 anos de todos os níveis sociocultural e econômico. 

Endereço: Universidade do Estado da Bahia – Pró-Reitoria de Extensão – Av. Oscar Pontes, Ed. Jequitaia, s/n, 4° andar, Calçada. – CEP: 40.411-220 – Salvador – BA

E-mail: nee@uneb.br