Monitoria de Extensão

Pró-Reitoria de Extensão

Monitoria de Extensão

A Monitoria de Extensão e a concessão de bolsas de monitoria de extensão são ações institucionais amparadas pela RESOLUÇÃO Nº 1.196/2016 que regulamenta o Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. Estas ações têm a dimensão acadêmica e institucional e ocorrem na dinâmica da proposição pelo docente de ações extensionistas, articuladas com as disciplinas do curso e no apoio que a instituição oferece à ação.

Nestas, compreende-se o princípio interdisciplinar, considerando-se que as ações ocorrem articuladas com os estudos teóricos que o discente desenvolve no curso, com a interlocução destes estudos com as ações desenvolvidas, a integração destes estudos com os saberes da comunidade onde a ação será realizada e ainda, com a produção de relatórios de trabalhos acadêmicos que são submetidos a eventos internos e externos.

Há também nesta ação, o princípio do diálogo de saberes a partir da dinâmica de trocas que podem ser configuradas no princípio de Reflexão- ação- reflexão. Evidencia-se também o princípio da autonomia, já que é potencializada a aquisição de competências e habilidades profissionais; a dimensão institucional ocorre através da Regulamentação e da Concessão de Bolsa de Monitoria de Extensão que se configura como um apoio financeiro ao discente, possibilitando a permanência do graduando na universidade. É também objetivo: Conceder bolsas de monitoria de extensão apoiando o desenvolvimento de competências e habilidades didático pedagógicas de graduandos.


Arquivos Relacionados