18

mar

Repórter: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 21:19 hrs

PROEX divulga instrução para procedimentos internos de trabalho e orientação às comunidades acadêmica e externa

Instrução Normativa Nº 2 – GAB/PROEX

A Pró-Reitoria de Extensão – PROEX devido às medidas de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde e autoridades governamentais do Estado da Bahia (Decretos nº 19528 e nº 19529), bem como as orientações da Comissão constituída pela Portaria UNEB nº 133/2020, com a finalidade de acompanhar e orientar as condutas institucionais relativas à pandemia do COVID-19, no âmbito da Universidade, reuniu o seu gabinete com as Gerências de Apoio à Cultura e as Ciências (GACC) e a Gerência de Extensão (GEEX) para instrução quanto aos procedimentos internos de trabalho e orientação à comunidades acadêmica e externa, concernente à Extensão Universitária da UNEB.

Quanto ao trabalho administrativo

Da equipe vinculada à Proex, técnicos, docentes, estagiários e terceirizados que integram o grupo de risco: 60 (sessenta) ou mais anos de idade, grávidas; apresentarem histórico de doenças respiratórias e doenças crônicas; que utilizam medicamentos imunossupressores, conforme dispõe o Decreto Nº 19528 DE 16/03/2020, deverão encaminhar à sua chefia imediata o documento comprobatório e a autodeclaração a fim de preservar seu isolamento social. Os demais, embora não apresentando situações do quadro de risco acima listado, deverão permanecer no trabalho REMOTO em regime HOME OFFICE (SKYPE, WHATZAP, VIDEOCONFERENCIA, E-MAIL), sob a coordenação de seus setores, a partir da execução de um plano de trabalho para o período.

Quanto ao trabalho acadêmico

– Os projetos culturais por aglomerarem público estão suspensos;

– Os projetos, programas, cursos de extensão universitária de qualquer ordem e que dialogam com a comunidade externa de forma presencial, a fim de preservar a saúde coletiva, estão suspensos e serão reprogramados para execução em outro período.

– Os editais abertos considerando as etapas realizadas até o dia 17/03/2020 estão suspensos e serão reeditados considerando o relatório enviado pelos Núcleos de Pesquisa e Extensão (NUPES), em 17/03/2020, à GEEX/PROEX e as definições futuras do início do semestre letivo 2020.1

– Os Termos de Outorga (PROAPEX/2018) com prazo estabelecido até 23/03/2020, a PROEX solicitará à PROJUR parecer quanto à suspensão em 16/03/2020 e segunda prorrogação para conclusão das atividades interrompidas e devida prestação de contas.

– O mapeamento realizado pela GACC sobre a oferta de cursos livres contemplará nesse momento a organização para abertura de inscrições e realização de curso na modalidade EAD, para aqueles que se posicionaram favoravelmente e terão suporte da UNEAD.

– Os responsáveis por convênios e ou contratos deverão encaminhar justificativas junto à SELCC a fim de que seja oficialmente informada a não execução junto aos parceiros, comprometendo-se a reformular os planos de trabalho adequando-os às metas e novas datas, quando do retorno à normalidade das atividades acadêmicas.

– Os Diretores, coordenadores de Núcleos de Pesquisa e Extensão (NUPES) e/ou coordenadores dos programas/projetos de extensão dos Departamentos, poderão ser acionados por e-mail ou outro meio de comunicação virtual, para atendimento às possíveis demandas junto às ações monitoradas pela PROEX nos sistemas internos (SIP e SISPROEX).

– Ciente da gravidade do Covid – 19, sobretudo para a população idosa, estão suspensas todas as atividades do Programa Universidade Aberta a Terceira Idade da UNEB. A medida de cautela e cuidado com nossos idosos se dá pelo fato de ser esse grupo o mais vulnerável conforme orientações de infectologistas. Indicamos ainda que o NUATI contacte cada idoso/a matriculado/a e explique a situação, via telefone ou e-mail a ser expedido para seus familiares.

– O e-mail institucional ⦁ proex.uneb@uneb.br estará à disposição para recebimento de sugestões e esclarecimentos às dúvidas da comunidade acadêmica e externa quanto à matéria: Extensão Universitária.

Quanto á relação com a comunidade externa

Compreendemos o grande vínculo estabelecido da Universidade do Estado da Bahia com a comunidade externa a partir de AÇÕES EXTENSIONISTAS coletivas, desenvolvidas junto à escolas, hospitais, empresas, Ongs, associações de bairros, comunidades indígenas/quilombolas ribeirinhas e fundo e feixe de pasto, coletivos de mulheres, de grupos LGBT, emissoras de rádio e TV, presídios, grupos culturais e artísticos, grupos de economia solidária, dentre outros. Nesse sentido, pedimos a compreensão pela suspensão temporária de nossas atividades e desejamos que atentem às orientações de prevenção e isolamento social. Continuaremos nosso trabalho educativo em rede nesse período.

Salvador, 18 de março de 2020

Adriana Marmori
Pró-Reitora de extensão da UNEB