A PROAF

Seguindo um ideal de democratização da educação superior na Bahia, a opção de criar a UNEB como universidade multicampi, aponta desde seu nascimento para o compromisso com as Ações Afirmativas. Em 2003, a instituição foi pioneira ao implantar o sistema de reserva de 40% das vagas para candidatos negros. Em 2008, cerca de 5% das vagas passaram a ser reservadas para candidatos indígenas em cursos de graduação e, posteriormente, de pós-graduação. A partir de 2018, após a aprovação no Consu da Resolução nº 1.339/2018, a UNEB ampliou seu sistema de reservas de vagas para negros e sobrevagas para indígenas e criou sobrevagas para quilombolas; ciganos; pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades; transexuais, travestis e transgênero. Os programas de ações afirmativas buscam promover práticas de equidade, indistintamente, a todas as diversidades: étnicas, raciais, culturais, de gênero, de geração/faixa etária, de inserção territorial-geográfica, de condições físicas e/ou históricas desvantajosas e outras, que compõem o quadro de estudantes, professores e servidores técnicos e administrativos nos diversos departamentos da Universidade.

Ações da Afirmativas na UNEB:

Programa Afirmativa

Este Programa, parte integrante das ações de permanência qualificada, visa a concessão de Bolsas de Pesquisa e Extensão a estudantes regularmente matriculadas/os nos cursos de graduação da UNEB, ingressos através do Sistema de Cotas, vinculadas/os aos Departamentos e à Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD.

Quem tem direito: exclusivo paradiscentes graduandas/os cotistas na modalidade presencial e EaD, regularmente matriculadas/os na UNEB, aprovadas/os e classificadas/os na modalidade bolsista, neste programa de pesquisa e extensão.

Acesso: Através de edital.

Programa de Bolsa de Pesquisa (PROGPESQ)

Este Programa (CONSU/UNEB nº 1.471/2021,), parte integrante das ações de permanência qualificada, visa a concessão de Bolsas de Pesquisa a  estudantes cotistas e /ou estudantes que tenham renda mensal de até 04 salários regularmente matriculadas/os nos cursos programas de Mestrado e Doutorado, acadêmico e profissional da UNEB.

Quem tem direito: pós-graduandas/os cotistas, regularmente matriculadas/os na UNEB, aprovadas/os e classificadas/os na modalidade bolsista, neste programa de pesquisa

Acesso: Através de edital.

CONFERÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS (CONFCOTAS)

A conferência objetiva reunir, institucionalmente, a comunidade universitária da UNEB, em especial, os(as) estudantes cotistas negros, indígenas; quilombolas; ciganos(as); pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades; transexuais, travestis e transgêneros, (Resolução CONSU/UNEB 1.339/2018) com o intuito de articular, debater, formular e encaminhar propostas  a respeito da pré-permanência, o acesso, a permanência qualificada e a pós-permanência, assim como as condições de produção  do ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação para estudantes cotistas (de graduação e pós-graduação) da instituição.

Quem tem direito: estudantes cotistas eleitos como delegados através de planária estudantil

Acesso: Através de edital

ENCONTRO AFIRMATIVA

O encontro visa reunir estudantes cotistas participantes do Programa Afirmativa para divulgar os conhecimentos científicos produzidos no âmbito do programa. O encontro Afirmativa constitui-se momento impar de visibilidade o redimensionamento ontológico, epistemológico e metodológico na produção de conhecimentos promovida pela pluridiversidade da presença dos cotistas na pesquis e na extensão.

Quem tem direito: Docentes e discentes participantes do Programa Afirmativa.

Acesso: Obrigatório para os participantes (docents e discentes) do Programa Afirmativa.

MOVIMENTO AFROPRESENÇA

O Afro Presença, plataforma de inclusão e empregabilidade para jovens negras e negros tem como objetivo prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e reduzindo desigualdades raciais, econômicas, sociais, políticas e culturais através da inserção de profissionais negras e negros em postos estratégicos, de mando e gestão.

Quem tem direito: Estudantes cotistas negros regularmente matriculados na UNEB

Acesso: inscrição na plataforma digital (https://afropresenca.com.br/)

SÉRIE AÇÕES AFIRMATIVAS

A Série Ações Afirmativas é uma publicação em formatos eletrônico e impresso, que tem como propósito ae publicização de resultados de pesquisas acadêmicas, produzidas em diversas áreas do conhecimento atravessadas pelo eixo: Educação e Direitos Humanos. A publicação aciona a capilaridade unebiana como elemento articulador entre centros, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa envolvidos na produção do conhecimento que valorize a diferença ao mesmo tempo em que contribui para a construção de redes colaborativas de pesquisa com pesquisadores(as) nacionais e estrangeiros

 Quem tem direito: Professores(as), técnico-administrativos da UNEB, profissionais de outras instituições de ensino superior, profissionais que atuam na educação básica, estudantes da graduação e pós-graduação em coautoria com professores(as).

Acesso: Através de edital

E dessa forma, a PROAF trabalha em conjunto com os diversos setores da UNEB para a consecução do ideal de democratização dessa universidade.

Na UNEB, existem 04 Coletivos Cotistas atuantes: o Coletivo de Estudantes Cotistas
da UNEB (CECUN), o Núcleo de Estudantes Indígenas da UNEB (NIU), o Coletivo
União de Estudantes Transgêneros, Transexuais, Travesti e Não-Binárias da UNEB
(UNETRANS+), e o Coletivo de Mães Universitárias da UNEB (UNEMAE)

Contatos

E-mails de coletivos  Cotistas da UNEB :

cecun@uneb.br; niu@uneb.br; unetrans@uneb.br ; unemae@uneb.br

Mural de Aviso

Últimas Notícias