Projetos de Pesquisa

PPGELS

LINHA I – ENSINO, LINGUAGENS E IDENTIDADES

Título do Projeto

Autor

CINEdebate & História

Jairo Carvalho do Nascimento

Tramas Discursivas no Audiovisual: novos sujeitos, novos objetos

Janaina de Jesus Santos

A interdisciplinaridade e a Formação do Professor de Inglês: saberes e poderes

Grécia Antiga: sociedade, cultura e organização espacial

Marcia Cristina Lacerda Ribeiro

A cidade Antiga em Foco: espaço e cotidiano

Análise de Discurso: interrelações entre sentidos, história e sociedade

Sidnay Fernandes dos Santos

Conservadorismo e Inovação na Norma Literária Modernista: o corpus amadiano e a revisão da gramática

Ricardo Tupiniquim Ramos

O Resgate de um Pensar Esquecido: biografemas de intelectuais negros baianos

Luandino Vieira e Ondjaki: Memórias e guerras na escrita angolana?

Zoraide Portela Silva

Arquivos Pessoais: literatura e sociedade no acervo de Camillo de Jesus Lima

Esmeralda Guimaraes Meira

Asa da Palavra: língua e literatura na formação docente em letras

 

 

LINHA II – ENSINO, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Título do Projeto

Autor

O Dito e o Feito no Ambiente Escolar: entrelaces interdisciplinares

Eliana Marcia dos Santos Carvalho

A Interdisciplinaridade e o Saber Glocal: possibilidades de ensino

Eliana Marcia dos Santos Carvalho

Genilson Ferreira da Silva

Gestão do Conhecimento numa Perspectiva Interdisciplinar: ressignificando o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/Campus VI- Caetité

Eliana Marcia dos Santos Carvalho

Marinalva Nunes Fernandes

Aproximações entre Anísio Teixeira e as Políticas Educacionais do Século XXI

Marinalva Nunes Fernandes

O Museu do Alto Sertão da Bahia - MASB em Memórias e Histórias Urbanas e Rurais: Patrimônio Regional em formação e pesquisa

Eliana Marcia dos Santos Carvalho

Marinalva Nunes Fernandes

A Prática Educativa como Prática Social e Cultural

Nilma Margarida De Castro Crusoé

Organização da Prática Pedagógica dos Professores dos Três Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos: articulação e continuidade da trajetória escolar

Sociologia das Políticas Curriculares: uma leitura a partir da Teoria do Discurso

Núbia Regina Moreira

O Ruído do Silêncio: o público, o privado e a questão racial na tramitação da LDB 4.024 (1946 - 1961)

Genilson Ferreira da Silva

Ensino, Saberes e Práticas Educativas

Gabriela Silveira Rocha

Laboratório de vídeo do Campus VI

Manoel Alves de Oliveira

 

 

 

LINHA III – ENSINO, SOCIEDADE E AMBIENTE

Título do Projeto

Autor

 

Descrições Etnográficas de Trabalhos de Pesquisas em Ciências Biológicas que Produzem Significados sobre Territórios do Semiárido

 

Elizeu Pinheiro da Cruz (Coordenador), Jaqueline dos Santos Cardoso, Maria Lúcia Porto Silva Nogueira, Nivaldo Osvaldo Dutra e Wagnervalter Dutra Júnior

 

Os Caminhos das Disciplinas Escolares História Natural, Ciências e Ciências Físicas e Naturais no Município de Caetité, Bahia (1930-1950): uma etnografia em arquivos escolares

Elizeu Pinheiro da Cruz

 

As diferentes Ciências na Produção dos Saberes Escolares das Disciplinas Biologia e Ciências Naturais

História das Mulheres e Questões de Gênero no Alto Sertão da Bahia

Docente: Maria Lúcia Porto Silva Nogueira

História e Memória: as negras comunidades do alto sertão da Bahia

Docente: Nivaldo Osvaldo Dutra

Questões Teóricas e Metodológicas do Ensino da Saúde para Educação Básica

 

Ricardo Franklin de Freitas Mussi

Representações Sociais sobre o Profissional de Educação Física em um NASF Baiano

A Geografia da Acumulação de Capital em Caetité/BA: a mineração e o território

Wagnervalter Dutra Junior

O Polo Calcadista da Bahia: aspectos econômicos e políticos

Maria Goreth e Silva Nery

A mobilidade intermunicipal entre Caetité X Guanambi de estudantes em busca de ensino