Estrutura Curricular

PPGELS

Até o final do curso o aluno mestrando deverá ter cursado duas disciplinas obrigatórias e duas optativas. A disciplina Teorias, Métodos e Discursos da História é obrigatória para os mestrandos das duas linhas. Outra disciplina obrigatória deverá ser cursada na Linha de Pesquisa na qual pertence o mestrando.Duas outras optativas podem ser escolhidas no elenco de disciplinas oferecidas pela linha de pesquisa ou em outro Programa de Pós-graduação em nível de Mestrado, com indicação e anuência do orientador.

Disciplina Obrigatória Geral

Disciplina
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino
Ementa
Questões epistemológicas, históricas e políticas da educação no Brasil. Estado e Sociedade: discussão teórica e retrospectiva histórica. Interdisciplinaridade. Legislação e políticas educacionais voltadas para o ensino. Formação de professores: teoria, políticas públicas e processos formativos.
Carga Horária
75h
Crédito
5

Disciplina Obrigatória da Linha I – Ensino, Linguagens e Práticas Sociais

Disciplina
Disciplina Obrigatória da Linha I – Ensino, Linguagens e Práticas Sociais
Ementa
Aborda a concepção de linguagem como prática discursiva em espaços escolares e não escolares. Estuda as relações entre linguagens e práticas sociais aplicadas ao ensino, enfocando, inclusive, o letramento em diversas formas de materialidades visuais (cinema, vídeo, fotografia, grafite, games, etc.), verbo-visuais e verbais. Discute as interfaces entre mídias e escola; informação e conhecimento. Trata da produção e circulação de sentidos em instituições sociais, com ênfase na esfera das atividades pedagógicas e nos discursos sobre/dos materiais didáticos.
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplina Obrigatória da Linha II – Ensino, Saberes e Práticas Educativas

Disciplina
Cultura Escolar, Saberes e Práticas Educativas
Ementa
Cultura escolar: definições e fundamentos. A instituição escolar e suas características políticas, sociais e culturais. A escola como espaço de produção de saberes e práticas educativas. História da Educação e campo teórico de pesquisa.
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplina Obrigatória da Linha III – Ensino, Sociedade e Ambiente

Disciplina
Ensino, Sociedade e Ambiente
Ementa
O curso pretende problematizar algumas questões sociais, histórico-culturais e ambientais contemporâneas do semiárido a partir das várias vertentes da teoria da prática. As vertentes da teoria da prática têm contribuído fortemente para renovar algumas abordagens teóricas sobre corpo, conhecimento, identidades e linguagem e poderão contribuir para o desenvolvimento de produtos e práticas de ensino no semiárido baiano. Esta investida teórico-prática será transversalizada com as seguintes temáticas: a problemática ambiental no mundo contemporâneo (especificamente no semiárido baiano), as interações entre humanos e não humanos, a sociologia do risco, as comunidades tradicionais, as tecnologias renováveis e as suas relações com os ecossistemas, as grandes obras e os consequentes deslocamentos populacionais, as políticas públicas, a ideologia da sustentabilidade e as discursividades ambientalistas e culturais. Essas temáticas deverão embasar o planejamento e a elaboração dos produtos e das práticas educacionais.
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplinas Optativas da Linha I – Ensino, Linguagens e Identidades

Disciplina
Ensino, Literatura e Identidade
Ementa
Estuda as relações entre literatura e identidade a fim de identificar os seus impactos em projetos interdisciplinares aplicados à Educação Básica e à Formação de professores.
Carga Horária
60h
Crédito
4
Disciplina
Discurso e Ensino
Ementa
Estudo dos discursos e suas condições de produção. Fundamentos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa. Relação entre sujeitos discursivos, objetos didáticos e cotidiano escolar.
Carga Horária
60h
Crédito
4
Disciplina
Ensino e Cultura Visual
Ementa
A cultura visual como um campo de estudo: trajetória e conceitos. Representações visuais e práticas pedagógicas na educação básica. Cultura visual digital. Artes visuais na educação.
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplinas Optativas da Linha II – Ensino, Saberes e Práticas Educativas

Disciplina
Currículo e Disciplinas Escolares
Ementa
Teoria do currículo. Currículo e cultura escolar. Escola, ensino e poder. Disciplina escolar: história e práticas pedagógicas.
Carga Horária
60h
Crédito
4
Disciplina
Desenvolvimento e análise de material didático
Ementa
Desenvolve as competências relativas à seleção, elaboração e análise de sequências e materiais didáticos. Práticas pedagógicas e desenvolvimento de atividades didáticas a partir de diversas linguagens, como o cinema, a fotografia, a TV, o vídeo e as mídias digitais.
Carga Horária
60h
Crédito
4
Disciplina
Trabalho e Formação Docente
Ementa
Estuda os fundamentos ontológicos do trabalho e sua relação com a educação, a formação inicial e continuada do professor: debate teórico e historiografia. A natureza do trabalho docente. Identidade profissional e memória docente. Formação profissional e saberes docentes no semiárido baiano.
Carga Horária
60h
Crédito
4

Disciplinas Optativas da Linha III – Ensino, Sociedade e Ambiente

Disciplina
Educação Ambiental
Ementa
O curso problematiza questões socialmente classificadas como “ambientais” e as suas interfaces com a educação formal e não formal, a saber: ideologia da sustentabilidade, reciclagem, efeito estufa, consumo, recursos hídricos, geração de energia, mineração e radiação. A partir da compreensão de determinadas relações estabelecidas entre humanos, plantas e animais não humanos, identifica e reflete práticas de ensino-aprendizagem em: a) comunidades originais, b) configurações urbanas formadas por habitações de interesse social e c) assentamentos organizados para acolher humanos e não humanos atingidos por barragens. Biomas brasileiros como patrimônios nacionais.
Carga Horária
60h
Crédito
4
Disciplina
Ensino, Gênero e Sexualidades
Ementa
Aborda as dimensões teóricas e práticas sobre gênero e sexualidade a partir de abordagens sócio-antropológicas, especificamente a crítica feminista. Estudos sobre gênero e sexualidade na educação. Educação e Diversidade. Mulheres sertanejas e ensino.
Carga Horária
60h
Crédito
4
Disciplina
Etnografia, História do Tempo Presente e Projetos de Intervenção em Ensino
Ementa
Esta disciplina propõe identificar apontamentos nas leituras etnográficas e historiográficas contemporâneas que possam contribuir com a elaboração de projetos de intervenção em ensino. Aborda a educação como processo histórico-cultural e a inserção dos sujeitos e grupos nas diferentes esferas sociais, em múltiplos tempos e ritmos. Problematiza movimentos de resistência aos discursos normativos e às desigualdades sociais
Carga Horária
60h
Crédito
4