Estrutura Curricular

PPGEL

O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, com uma Área de Concentração intitulada “Linguagens: práticas e contextos”, oferece o Curso de Mestrado em Estudo de Linguagens, com duração de 24 meses, correspondendo a quatro semestres letivos. Durante esse período, deverão ser integralizados 30 créditos, mediante os seguintes componentes curriculares, os quais formam o currículo do Curso:

a) Disciplinas Obrigatórias (12 créditos);

b) Disciplinas Optativas (06 créditos);

c) Atividades Programadas, Seminários de Pesquisa, Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação (12 créditos), além do Tirocínio Docente ou Estágio Supervisionado.

O Exame de Qualificação e a Dissertação serão realizados perante uma banca examinadora, em sessão pública.

Disciplinas obrigatórias

Disciplina
Metodologia de Pesquisa em Linguagens
Ementa
Esta disciplina contribui para a reflexão epistemológica concernente às críticas em torno do modelo hegemônico de ciência. Propõe caminhos teórico-metodológicos para articular conhecimento, interesse e práticas culturais produzidas historicamente. Favorece a discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos com vistas à sua reelaboração.
Carga Horária
60h
Crédito
04
Disciplina
Teorias de Linguagens
Ementa
Esta disciplina propõe-se ao estudo, à análise e crítica sobre linguagens e práticas discursivas, a partir das contribuições teóricas e filosóficas que problematizam os fundamentos dualistas e os pressupostos do paradigma moderno. Discute a teoria representacional da linguagem na perspectiva do pós-estruturalismo, com vistas a subsidiar os projetos das linhas de pesquisa.
Carga Horária
60h
Crédito
04
Disciplina
Recepção e Identidades
Ementa
Esta disciplina estuda as vertentes contemporâneas da reflexão teórica sobre as noções de sujeito e autoria, visando à compreensão das práticas de recepção de produções simbólicas e culturais. Investiga as injunções políticas, culturais e históricas que conformam e promovem a constituição de subjetividades. Discute as condições de recepção de produções culturais e simbólicas, em diferentes espaços sociais, analisando-as na perspectiva da Estética da Recepção e aportes teóricos da área de Comunicação.
Carga Horária
60h
Crédito
04
Disciplina
Linguagens e Sociedade
Ementa
 Esta disciplina estuda e analisa os aportes teóricos de vertente interacionista que contribuem para o entendimento das práticas de linguagens, consideradas fenômeno heterogêneo, variável e historicamente situado, integrante de estruturas de poder. Problematiza as diferentes relações entre língua, linguagem e discursos, conforme as práticas culturais dos diversos grupos sociais, considerando as interações regulares e cotidianas mantidas pelos atores sociais, sujeitos constituídos historicamente.
Carga Horária
60h
Crédito
04

Disciplinas Optativas

Disciplina
Literatura e História
Ementa
Esta disciplina estuda as relações entre literatura e História, a partir das contribuições das vertentes teóricas da História Cultural. Com base na noção de representação, propõe uma reflexão sobre os traços constitutivos da narrativa histórica e literária. Discute as dimensões da história presentes na criação literária e a contribuição da literatura para a historiografia. Analisa o papel dos escritores como historiadores do seu tempo e as obras literárias como fonte para a escrita da história
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Sociologia da Leitura
Ementa
Esta disciplina aborda, numa perspectiva histórica e sociológica, a atividade de leitura, partindo do entendimento de que a leitura, como prática cultural, dá lugar a interações e trocas simbólicas e sociais, condicionando a posição do leitor na hierarquia social. Discute a história do livro e as representações da leitura e os efeitos da leitura sobre leitores e leitoras. Procede ao estudo dos aspectos conceituais da leitura e suas práticas contemporâneas, interrogando sobre os lugares e formas de sociabilidades em torno da atividade de leitura.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Literaturas e Identidade Cultural
Ementa
Esta disciplina propõe-se a problematizar, na perspectiva da crítica cultural contemporânea, questões concernentes à construção de identidade cultural, a partir dos conceitos de diferença, hibridismo e multicuralismo, tensionando-os com as visões monoculturalistas de mundo. Analisa as representações de nacionalidade, etnia, gênero e classe que emergem com a crise do paradigma moderno.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Literatura e Psicanálise
Ementa
Esta disciplina estuda as contribuições do saber psicanalítico para a compreensão da constituição das subjetividades que emergem das práticas literárias, das práticas de leitura e recepção. Nesta discussão, atribui-se a estas práticas um lugar de acolhimento do sujeito, entendido como ser de linguagem, que constitui e apreende o real através de diferentes experiências de conhecimento.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Tópicos Especiais Da Educação Básica I
Ementa
Estudo crítico acerca da produção do conhecimento escolar sobre literatura e leitura, analisando questões conceptuais e metodológicas, bem como materiais didáticos de apoio a essa prática. Desenvolve propostas e metodologias inovadoras do trabalho com a literatura, leitura e produção textual, culminando com uma intervenção no espaço escolar.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Tópicos Especiais Da Educação Básica III
Ementa
Estudo sobre escritas contemporâneas, no âmbito da cultura oral, impressa e digital, e seus usos no contexto escolar. Desenvolvimento de propostas e metodologias inovadoras do trabalho com escritas contemporâneas, culminando com uma intervenção no espaço escolar.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Análise de Discursos
Ementa
Esta disciplina propõe-se ao estudo e à crítica dos postulados teóricos de domínio da Análise de Discursos, problematizando questões referentes à heterogeneidade e à linguagem, compreendidas como processos sócio-históricos. Analisa a polifonia, a memória e a ideologia como constituintes do discurso.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Linguagens e Mídia
Ementa
Esta disciplina propõe-se a analisar, numa perspectiva teórico-crítica, as marcas discursivas e práticas de linguagens que emergem das produções audiovisuais, a partir das contribuições dos Estudos de Cultura contemporâneos e aportes teóricos do campo de reflexão sobre as mídias de massa.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Estudos Sociolinguísticos
Ementa
Esta disciplina estuda as contribuições da Sociolinguística para a compreensão do fenômeno da variação sincrônica e diacrônica das línguas e das relações entre as manifestações de fala e de escrita, entendidas como práticas de diferentes segmentos sociais. Propõe um estudo das abordagens teórico-metodológicas em Sociolinguística, como subsídio para a coleta, análise e interpretação de dados na pesquisa.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Discurso e Argumentação
Ementa
Esta disciplina analisa a emergência dos estudos argumentativos retóricos, enfatizando suas convergências e divergências. Propõe-se a uma reflexão sobre a contribuição das teorias contemporâneas da argumentação retórica, e suas interfaces com a Semântica Argumentativa, para o entendimento das práticas discursivas, privilegiando o estudo dos elementos linguísticos responsáveis pela argumentação, o enunciado, a cena enunciativa e o acontecimento.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Tópicos Especiais Da Educação Básica II
Ementa
Estudo crítico acerca do conhecimento escolar produzido sobre práticas sociais de leitura, oralidade e escrita na Educação Básica, em contextos de diversidade linguística, analisando questões conceituais e metodológicas e materiais didáticos de apoio. Desenvolvimento de propostas e metodologias inovadoras do trabalho com a leitura e a produção textual aplicadas no espaço escolar.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Tópicos Especiais Da Educação Básica Iv
Ementa
Estudo crítico acerca do conhecimento escolar produzido sobre a língua ensinada na Educação Básica, analisando questões conceituais, metodológicas, materiais didáticos de apoio, com base em teorias linguísticas contemporâneas. Desenvolvimento de propostas e metodologias inovadoras do ensino da língua, culminando com uma intervenção no espaço
escolar.
Carga Horária
30h
Crédito
02

Atividades Programadas

Disciplina
Seminários I da Linha de Pesquisa 1
Ementa
Este componente curricular propõe-se a uma reflexão e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes da Linha de Pesquisa, visando à sua reelaboração.
Carga Horária
30h
Crédito
02
Disciplina
Seminários I da Linha de Pesquisa 2
Ementa
Este componente curricular propõe-se a uma reflexão e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes da Linha de Pesquisa, visando à sua reelaboração.
Carga Horária
30h
Crédito
2
Disciplina
Seminários II da Linha de Pesquisa 1
Ementa
Este componente curricular propõe-se a dar continuidade à reflexão e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes da Linha de Pesquisa, visando avançar no seu desenvolvimento.
Carga Horária
45h
Crédito
03
Disciplina
Seminários II da Linha de Pesquisa 2
Ementa
Este componente curricular propõe-se a dar continuidade à reflexão e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes da Linha de Pesquisa, visando avançar no seu desenvolvimento.
Carga Horária
45h
Crédito
03
Disciplina
Atividades Programadas Inter-Linhas
Ementa
Este componente curricular propõe-se ao intercâmbio de pesquisa através da participação dos discentes em eventos acadêmicos e científicos.
Carga Horária
15h
Crédito
01
Disciplina
Pesquisa Orientada I
Ementa
Este componente curricular propõe-se à orientação e ao acompanhamento individual, pelo orientador, da pesquisa do mestrando, visando à elaboração da dissertação.
Carga Horária
45h
Crédito
03
Disciplina
Pesquisa Orientada II
Ementa
Este componente curricular propõe-se à orientação e ao acompanhamento individual, pelo orientador, da pesquisa do mestrando, visando à elaboração final da dissertação.
Carga Horária
45h
Crédito
03
Disciplina
Tirocínio Docente/Estágio Supervisionado
Ementa
Este componente curricular visa ao exercício da docência no ensino superior, no curso de graduação, e à articulação da pós-graduação com a graduação, no sentido de socializar o conhecimento produzido pelos discentes.
Carga Horária
Crédito
03