Corpo Docente

Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens

Professores Permanentes

Nerivaldo Alves Araújo

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2015), com tese intitulada "Na cadência das águas do Velho Chico: poética oral do samba de roda ribeirinho", tendo, na oportunidade, participado, no período de março a junho de 2014, de Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa financiada pela CAPES (PDSE/CAPES/MEC) na Universidade de Vigo, Galícia, Espanha. Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/2010), com dissertação intitulada "Navegando nas margens: narrativas orais do Velho Chico". Especialista em Planejamento e Práticas de Ensino, também em Planejamento e Gestão de Sistemas de Educação a Distância. Graduado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/1998). Professor da Universidade do Estado da Bahia - DCH - Campus I - UNEB, onde também integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB, DCH I). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular" - PEPLP - UFBA e "Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens" - PPGEL - UNEB.

Linha de pesquisa : Aspectos Sócio-históricos, culturais e identitários nas literaturas

Grupo de pesquisa : Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular - UFBA / Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens - UNEB

Áreas de interesse : Lingüística, Letras e Artes; Literatura e Cultura

Oton Magno Santana dos Santos

Graduado em Letras com habilitação em Inglês, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000), Especialista em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa (2004), Mestre em Letras: Linguagens e Representações (UESC) (2010) e Doutor em Educação pela UNICAMP (2017). Líder do grupo de Pesquisa LEALLL - Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura (UNEB). Atualmente é professor de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XX - Brumado, categoria Assistente, Professor credenciado ao Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da UNEB, Campus I, É coordenador do curso de Especialização em Literatura Brasileira: Formação do cânone e Contrapontos críticos (UNEB), Coordenador do PROLER (UNEB-Brumado), Coordenador do PIBID 2018, Núcleo UNEB-Brumado e Assessor de Relações Internacionais da UNEB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa, e em Educação com ênfase em Educação Literária, Formação do Leitor de Literatura e Livro Didático.    

Linha de pesquisa : Educação literária e Representação.

Grupo de pesquisa : LEALLL- Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura

Carlos Augusto Magalhães

Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1982), Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1980), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília – UnB (1994), Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia – ILUFBA (2003), Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2012). É PROFESSOR TITULAR PLENO da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação em Letras do Departamento de Ciências Humanas do Campus I, Salvador. É também Professor Permanente do Mestrado Estudos de Linguagem.

Curriculum Lattes

Grupo de pesquisa : Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras.

Áreas de interesse : Letras.

Elizabeth Gonzaga de Lima

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutora PUC RIO  – PROCAD (2016). Tem experiência na área de Letras, atuando nas disciplinas de Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Seus trabalhos abordam principalmente os seguintes temas: a produção literária de Lima Barreto, escrita autobiográfica e gêneros afins, o diálogo entre as literaturas de língua portuguesa e as relações entre literatura, tecnologias, práticas de leitura e mídias.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Leitura, Literatura e Identidades

Grupo de pesquisa : Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens – UNEB

Áreas de interesse : Literatura Brasileira, Literatura Africana de Língua Portuguesa, Literatura Infantil e Teoria Literária.

Márcia Rios da Silva

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2002). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e estudos da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura e identidade, literatura e escola, biografia e recepção.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Leitura, Literatura e Identidades, Letras.

Grupo de pesquisa : Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens – UNEB

Áreas de interesse : Teoria Literária, Literatura Comparada, Crítica Cultural.

Maria do Socorro Silva Carvalho

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo/ USP (1999). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2012). Estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-Rio (2015). Pesquisadora do cinema brasileiro, tem experiência nas áreas de Comunicação, Cultura e História, com ênfase em Meios Audiovisuais.

Currículo Lattes

 

Linha de pesquisa : Leitura, Literatura e Identidades

Grupo de pesquisa : Literatura e Ensino: Tece.ndo Identidades, Imprimindo Leituras Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens – UNEB

Áreas de interesse : Meios Audiovisuais, História do Cinema, Estética do Cinema, Letras.

Ricardo Oliveira de Freitas

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002). Pós-Doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado em Cultura Contemporânea da UFRJ com bolsa CNPq. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Teorias, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, estética e comunicação de massa, estudos culturais, mídia e etnicidade, cultura de minorias, etnografia da comunicação, midiativismo e comunicação comunitária e popular, redes sociais e cibercultura.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Mídia e Etnicidade, Desenvolvimento Humano, Restauração e conservação, Artes, Metodologia da produção científica audiovisual, Mídia, cultura de minorias e movimentos sociais: comunicação popular e comunitária, Linguagens, Discurso e Sociedade e Leitura, Literatura e Identidades Narrativas, Testemunhos e Modos de Vida, Leitura, Literatura e Identidades e Ciberativismo e juventude de terreiros.

Grupo de pesquisa : GUPEMA – Grupo de Pesquisa e Estudos em Mídias Alternativas e Midiativismo – UNEB Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens – UNEB CARPA – Contemporaneidade em Artes e Pesquisas Articuladas – UNEB

Áreas de interesse : Teoria da Comunicação, Estudos Culturais, Estudos de Mídia/Especialidade: Mídia e Etnicidade, Políticas da Comunicação, Sociologia da Comunicação e Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.

Sayonara Amaral de Oliveira

Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Possui Mestrado em Letras (2000) e Doutorado em Letras (2010) pela Universidade Federal da Bahia, na área de Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. É professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando na área de Literatura e como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Produção e Recepção em culturas e linguagens e participa do Projeto Capes/PROCAD Escritas contemporâneas: desafios teórico-críticos (2014-2018), o qual engloba a PUC-Rio, a PUC-Goiás, a UNEB e a UEFS. No âmbito do PROCAD, realiza atualmente o Estágio Pós-Doutoral junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Publicou trabalhos em periódicos, em capítulos de livros coletivos, bem como integrou a equipe de tradução do livro Da Diáspora: identidades e mediações culturais, de Stuart Hall, organizado por Liv Sovik (Editora da UFMG, 2003).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : LITERATURA E ENSINO: TECENDO IDENTIDADES, IMPRIMINDO LEITURAS, Linguagens: produção, recepção e mediações culturais e Leitura, Literatura e Identidades.

Grupo de pesquisa : Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens – UNEB Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras

Áreas de interesse : Teoria Literária, Literatura Comparada e Estudos Culturais.

Luciana Sacramento Moreno Gonçalves

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1999), especialização em Letras pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2003) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). É Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia e coordenadora do projeto Leituras Afirmativas da mesma Universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura, formação de leitores.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura Brasileira Contemporânea – UNEB Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras

Grupo de pesquisa : Leitura, Literatura e Identidades

Áreas de interesse : Letras, Literatura Brasileira, Outras Literaturas Vernáculas, Lingüística, Educação e Arte-educação.

Thiago Martins Caldas Prado

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Thiago Martins Prado é doutor em Letras pela UFBA (2011), possui mestrado em Letras pela UFBA (2005) e graduou-se em Letras Vernáculas (licenciatura e bacharelado) pela mesma universidade (2002). Integra a equipe de permanentes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL-Uneb) e compõe a equipe de professores do Curso de Letras do DCHT XXIII no Campus de Seabra-Uneb. É membro titular do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Uneb, responsável pela Área de Letras, Linguística e Artes; e é membro titular do Conselho Editorial da Editora da Uneb na mesma área. Como poeta, autor de A inutilidade das (p)arcas (FUNCEB, 2002) e de A reutilização das pedras (Editora UFS, 2010); como estudioso da Literatura, autor de Utopia política, vanguarda e ritual: linguagem e temporalidade na poesia de Mário Jorge (Editora UFS, 2008) e de Deus morto, Deus posto: o sagrado e a sexualidade na poesia de Araripe Coutinho (Editora UFS, 2014).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Estudos Interdisciplinares sobre Contemporaneidade: Língua, Literatura e Educação, O texto e a leitura como produção de valores e testemunhos na contemporaneidade, Leitura, Literatura e Identidades.

Áreas de interesse : Teoria Literária, Literatura Comparada, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Letras.

Marco Aurélio dos Santos Souza

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Prática de Leitura e Produção de Texto, Literatura e Educação, atuando na pesquisa e extensão nos seguintes temas: estudos culturais, multiculturalismo, identidade nacional e teoria pós-colonial. Professor permanente do PPGEL – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UNEB, campus I. 

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Identidade Cultural e identidade nacional.

Áreas de interesse : Identidade Cultural Pós Colonialismo, Literatura Brasileira, Teoria Literária, Literatura e Educação, Prática de Leitura e Produção de Texto e Sociolinguística.

Verbena Maria Rocha Cordeiro

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1985), doutorado em Teoria da Literatura pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutorado também pela PUCRS (2009). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia; membro de corpo editorial da Revista Letronica – PPGL-PUCRS; membro de corpo editorial da Revista Biograph. É lider do Grupo de Pesquisa do CNPq ?Literatura e ensino: tecendo identidades, imprimindo leituras? e coordenadora do projeto de extensão Rodapalavra da Uneb.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Leitura, Literatura e Identidade, Abordagem (auto) biográfica, formação de professores e de leitores e Estudo Preliminar sobre Analfabetismo na Administração Pública Estadual.

Grupo de pesquisa : Literatura e ensino: tecendo identidades, imprimindo leituras?

Áreas de interesse : Letras, Literatura, Leitura eHistórias de Vida e Formação.

André Luiz Gáspari Madureira

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (2002), Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia (2004), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é Professor Adjunto de Letras/Linguística na Universidade do Estado da Bahia, Campus II, e Docente do quadro permanente no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB), Campus I.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Análise do Discurso; Argumentação; Retórica e Análise Discursiva de Livros Didáticos de Língua Portuguesa.

Grupo de pesquisa : Estudos em Língua, Linguagem e Cultura

Áreas de interesse : Letras e Teoria e Análise Lingüística.

Celina Márcia de Souza Abbade

PÓS-DOUTORA EM ESTUDOS DE LINGUAGENS pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (2016), DOUTORA EM LETRAS pelo INSTITUTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (2003), MESTRE em Letras pelo INSTITUTO DE LETRAS da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (1998), possuindo Graduação em LETRAS VERNÁCULAS COM FRANCÊS pela Universidade Católica do Salvador (1992).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Linguagens E Sociedade- Estudos Lexicais

Grupo de pesquisa : Grupo de Estudos do Léxico do Português

Áreas de interesse : Letras, Lingüística, Lingüística Histórica e Lexicologia.

Cristina dos Santos Carvalho

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1992), graduação em Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004).Concluiu Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em janeiro de 2018. Atualmente, é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Linguagens, Discurso e Sociedade e GRAM - Aspectos da Gramaticalização na História do Português.

Áreas de interesse : Letras, Língua Portuguesa, Lingüística, Sociolingüística e Dialetologia e Sintaxe Funcionalista.

Gilberto Nazareno Telles Sobral

Possui graduação em Bacharelado Em Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia (1999), graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas Com Francês pela Universidade Católica do Salvador (1994), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2004). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Feira de Santana (2016). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. Coordenador do Mestrado em Estudos de Linguagens (2013-2015).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, análise do discurso, crítica textual, documentos brasileiros.

Currículo Lattes

Grupo de pesquisa : Edição E Estudo De Textos – Uneb

Áreas de interesse : Língua Portuguesa, Comunicação, Teoria e Análise Lingüística e Filologia Românica.

Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira

Possui graduação em Letras Com Francês pela Universidade Federal da Bahia (1968), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2004). Pós-Doutorado concluído em abril de 2010 na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, professor permanente do mestrado em linguagens da Universidade do Estado da Bahia, Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, análise do discurso, Bernardo de Claraval, particípio, gramaticalização e latim.

Currículo Lattes

Grupo de pesquisa : Nel- Núcleo De Estudos Lexicais – Uneb

Áreas de interesse : Lingüística, Letras, Lingüística Histórica, Análise do Discurso, Línguas Clássicas e Educação.

Lúcia Maria de Jesus Parcero

Possui graduação em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador, Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1999), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2007).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Gerativa: Fronteamento de Constituintes no Português dos Séculos XV, XVI e XVII

Grupo de pesquisa : Grupo de estudos interdisciplinares em língua, linguagem e cultura – GELLC – UNEB

Áreas de interesse : Lingüística, Lingua cultura e sociedade, Sociolingüística e Dialetologia e Teoria e Análise Lingüística.

Norma da Silva Lopes

Doutora em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2002). Pós-doutora pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em variação e mudança linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: sócio-história do português brasileiro; contribuição africana na formação do português brasileiro; concordância verbal e nominal variáveis e uso variável da língua. 

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Linguagem, Discurso e Sociedade, Sócio-história do poruguês brasileiro, Variação e mudança no português brasileiro, Diversidade linguística e Diversidade Lingüística e Ensino.

Grupo de pesquisa : Fala e Contexto no português brasileiro – GFALCON – UNEB

Áreas de interesse : Variação e Ensino, Concordância Variável, Sociolingüística e Dialetologia, Teoria e Análise Lingüística, Ensino de língua Portuguesa e Lingüística e Pesquisa de Língua Portuguesa e de Lingüística.

Maria da Conceição Reis Teixeira

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1992) , graduação em Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1993) , especialização em Especialização em Marketing, Comunicação e Negócio pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa Sócio-Econômicas (2003) , mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Edição e estudo de textos, Linguagens, Discurso e Sociedade, Lingua, Linguagens, Discurso e Sociedade e Cultura, Memória, Linguagens e Identidades.

Áreas de interesse : Lingüística Histórica, Crítica Textual e Lexicologia.

Valquíria Claudete Machado Borba

Doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem – GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB no Departamento de Educação – Campus I e no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens do DCH – Campus I. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, aquisição da linguagem, EJA, formação de professores.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Lingüística do Texto, Variação Lingüística e Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.

Áreas de interesse : Letras, Lingüística, Ensino-Aprendizagem, Língua Portuguesa, Linguüística Aplicada e Educação.

Elisângela Santana dos Santos

 Doutora em Letras e Linguística (2011) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, tendo realizado estudos na Universidade Católica Portuguesa (2010), por meio do Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, viabilizado pela CAPES. Integrou programas direcionados à formação de professores da Educação Básica e para o livro didático. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre história da língua portuguesa, semântica cognitiva, polissemia, formação de professores de língua portuguesa, letramentos e livros didáticos.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Linguagens, Discurso e Sociedade e Morfologia e Semântica Histórica da Língua Portuguesa.

Áreas de interesse : Lingüística e Lingüística Histórica.


Professores Colaboradores