O Programa

PPGECOH

O Programa

O Programa de Pós – Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental busca discutir os aspectos do desenvolvimento socioambiental sustentável no Nordeste brasileiro, a partir dos conceitos de sustentabilidade ecológica, social, política, econômica e cultural e gestão socioambiental, com enfoque na dinâmica étnica dos grupos humanos, tendo como base a Ecologia enquanto área do conhecimento que discute as ações das sociedades humanas nos diversos contextos/nichos ecológicos.

Dessa forma, o programa busca formar pesquisadores com competências para trabalhar na área da gestão socioambiental, especificamente em unidades de conservação e corredores ecológicos, que inclua a leitura das dinâmicas étnico-culturais de diferentes grupos humanos, com destaque para os povos e comunidades tradicionais, nas suas relações com os diferentes biomas e ecossitemas, particularmente o Bioma Caatinga e os mais variados aspectos do Semiárido brasileiro. Estes profissionais deverão estar aptos para trabalhar na pesquisa, extensão e ensino superior em torno desta temática

Conceito CAPES: 4

Áreas de Concentração

Área 1: Ecologia Humana

Discute as complexas relações da espécie humana com os ecossistemas no qual está inserido; analisa aspectos do desenvolvimento socioambiental sustentável na contemporaneidade, consequentemente, as ideias de sustentabilidade ecológica, social, política, econômica e cultural, com enfoque na dinâmica das populações humanas sobre o ambiente.

Área 2: Ecologia Humana e Gestão Socioambiental

Esta área discute aspectos do desenvolvimento socioambiental sustentável na contemporaneidade, consequentemente, as ideias de sustentabilidade ecológica, social, política, econômica e cultural, com enfoque na dinâmica étnica e ambiental das populações humanas nos diferentes ecossistemas, particularmente no Bioma Caatinga.

Linhas de pesquisa

Linha 01 – Ecologia Humana e Educação

Os projetos desta linha de pesquisa se propõem a investigar a inserção da educação nos complexos sistemas ecológicos de diferentes grupos humanos, através da análise dos diferentes processos educativos e suas implicações no campo da Ecologia Humana na Atualidade. Os projetos vinculados a esta linha de pesquisa devem priorizar as questões significativas da práxis pedagógica, formação de professores e políticas públicas em torno de múltiplas temáticas da educação: Corpo/cultura; etnias; mídia/memória/imagem; esporte/lazer, infância/juventude como temas transversais de pesquisa tendo os processos históricos e a memória coletiva das sociedades humanas como referência.

 

Linha 02 – Ecologia Humana e Saúde

Analisa os A meta principal dessa linha é conduzir um diálogo entre as práicas e saberes das sociedades humanas e sua interação com os processos socioeconomicos, biológico e o ambiente. Buscando reconstruir o conhecimento sobre saúde e doença a partir da visão do homem e das suas experiencias sociais, religiosas e ambientais, para isso se faz necessário a aplicação da inter e transdisciplinaridade, para pensar em conjunto os cuidados com a saúde com os seres vivos e com o ambiente, especificando a importância da educação ambiental nesse sistema. Dessa forma a linha c projetos que investigam características das sociedades humanas e do meio físico e social onde estas estão inseridas, numa visão ampla das consequências para a saúde humana e do ambiente, do uso dos recursos naturais sobre o meio biótico e abiótico; cultura e epidemiologia e propostas de intervenção. processos e ações educativas direcionadas para voltados para a saúde humana e o meio ambiente.

 

Linha 03 – Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável

A linha de pesquisa se dedica ao estudo da relação ser humano e natureza, em ambientes naturais (áreas protegidas) e em ambientes modificados (área rural e urbana), focando o uso dos recursos naturais e seus impactos e as políticas públicas relacionadas a este uso. O objetivo destes estudos é buscar a sustentabilidade em todos os seus aspectos (econômico, social, ambiental, ético, cultural etc.), numa perspectiva de busca de novas abordagens e estratégias para o desenvolvimento.

 

PPGECoH –  Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental

Coordenação

Carlos Alberto Batista dos Santos
cabsantos@uneb.br

Secretarias

Sirley Maura Evangelista dos Santos Souza

Stéfane Caroline Souza Dantas

ecohumanadtcs@gmail.com
(74) 3611-6219