12

ago

Autor: PPG/UNEB   |   Postado por: Danilo Oliveira às 20:53 hrs

PPG divulga nota sobre atividades acadêmicas em Programas de Pós-graduação stricto sensu na quarentena

Neste mês de agosto, completam cinco meses de suspensão das atividades presenciais na UNEB, o que reconduziu nossas agendas docentes para o trabalho remoto, incluindo atividades de ensino, pesquisa e extensão mediadas por tecnologias. Cumprindo a orientação da OMS de manter o distanciamento social, a Universidade não parou – ao contrário, adotou estratégias para o trabalho remoto, sob a orientação de seus Conselhos Superiores, CONSU e CONSEPE.

Após a publicação da Resolução do CONSEPE nº 2033/2020, que aprova a Instrução Normativa com orientações para o desenvolvimento das atividades acadêmicas na Pós-graduação stricto sensu na UNEB, frente à COVID-19, a PPG/UNEB emite esta Nota 4, referente a duas atividades pertinentes aos Programas de Pós-Graduação, a saber:

– Validação de Atividades de Ensino

As atividades de ensino dos Programas de Pós-graduação devem estar vinculadas ao Projeto do Curso, a exemplo da oferta de disciplinas. Há que se considerar, também, a possibilidade de oferta de outras atividades acadêmicas que contribuam com a integralização curricular discente. Estas devem ter temáticas alinhadas às Linhas/Áreas de Pesquisa; assim como aos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Programa, sob a orientação do seu corpo docente.

Nesse contexto, o Colegiado do curso deve:

Ofertar disciplinas obrigatórias e optativas, garantindo acessibilidade de estudantes com metodologias específicas para a realização de atividades mediadas por tecnologias digitais;
Informar à SGC oferta de disciplinas para o período acadêmico de 2020 (ano civil);
Orientar professores que informem o desenvolvimento de atividades acadêmicas para a Secretaria Acadêmica, contendo Ementa, data/horário e convidados;
Orientar professores que informem atividades realizadas por Grupos de Pesquisa, envolvendo estudantes do curso e informando participação externa, quando ocorrer.

– Abertura de Edital de Seleção para Aluno Regular

Segundo a citada Resolução CONSEPE nº 2033/2020, o Colegiado de Curso deve apresentar propostas alternativas para o processo seletivo, garantindo o distanciamento social, com detalhamento das etapas de seleção e seus procedimentos metodológicos, resguardando as orientações CAPES. Assim, os Editais devem ser enviados via Processo SEI para a PPG, a fim de que tramitem, institucionalmente, em tempo hábil para garantir a Seleção, ainda em 2020, para o ingresso em 2021. Para tanto, a Coordenação do Programa deve:

Informar cada Etapa de Seleção, no Edital, garantindo o distanciamento social preconizado pela OMS;
Disponibilizar contato para que o/a candidato/a se comunique com o Programa e dirimir suas dúvidas;
Verificar a possibilidade de realizar a Prova de Proficiência no primeiro ano do curso, a fim de garantir o distanciamento social nos processos de cada Etapa de Seleção.

Esperamos contar com a colaboração das Coordenações de Programa de Pós-graduação stricto sensu da UNEB, ao tempo em que a equipe da PPG está à disposição para orientações complementares.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG)