18

set

Autor: PPG/UNEB   |   Postado por: Danilo Oliveira às 20:58 hrs

PPG divulga nota sobre ano acadêmico 2020 e tirocínio docente

Seguindo com atividades acadêmicas presenciais suspensas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB emite esta Nota 5 com orientações voltadas à integralização curricular em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS), tendo em vista os últimos seis meses do Quadriênio CAPES (2017-2020).

Registramos que, até o momento, o calendário previsto para a conclusão da Plataforma Sucupira é março de 2021. Assim, ressaltamos, aqui, dois aspectos importantes para a integralização curricular:

– Período Acadêmico 2020

Em diálogo com Secretaria Geral de Cursos (SGC), ficou estabelecido que os PPGSS devem proceder os registros acadêmicos dos componentes curriculares entre o período de 1º de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.

A organização deste período não afeta o desenvolvimento das atividades curriculares em curso ou que venham a ser ofertadas. Ao contrário, amplia as possibilidades de oferta de componentes para garantir a integralização curricular até o final deste Quadriênio. No entanto, cada Coordenador/a de PPGSS deve informar à SGC sobre sua demanda para tais registros.

– Estágio de Docência (Tirocínio)

O Estágio de Docência é uma das atividades curriculares que deve ter sua oferta garantida pelos PPGSS no período de distanciamento social associado à COVID-19.

Essa atividade deve ser ofertada de modo remoto e, na medida do possível, ser ampliada para a participação de estudantes de outros Programas de Pós-graduação, professores da Educação Básica, estudantes de cursos na modalidade a distância e outros profissionais das respectivas áreas do PPGSS.

Cabe a cada Coordenação de Curso Stricto Sensu orientar a condução das atividades a serem realizadas pelos/as docentes do Programa e seus/as respectivos/as orientandos/as, assim como promover ampla divulgação da atividade para a comunidade interna e externa à UNEB.

Esperando contar com a colaboração das Coordenações de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNEB, seguimos à disposição para esclarecimentos necessários.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação