Assessoria de Comunicação

Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação

1. Como solicitar reconhecimento de diploma estrangeiro?
É necessário fazer cadastro na Plataforma Carolina Bori como requerente, ler o manual para orientação geral de como fazer a submissão dos documentos e escolher a instituição reconhecedora.

2. Escolhendo a UNEB, o que fazer?
Ler, além das normas nacionais, as NORMAS DA INSTITUIÇÃO que constam na Plataforma, após fazer o cadastro. É necessário ciência de todas as normas a fim de evitar confusão com os prazos e documentos exigidos, além das autenticações. É disponibilizado com as normatizações, um checklist dos documentos para facilitar no momento da juntada de documentos e um requerimento escolar para preenchimento (favor não alterar o documento).

3. É possível fazer a solicitação faltando documentos?
Sim, no entanto, conforme Resolução CONSU/UNEB Nº 1.240/2016, o requerente tem três dias para sanar a pendência, caso contrário, a solicitação será cancelada.

4. Há necessidade de entrega de documentação presencialmente?
Inicialmente, não. Caso a documentação seja aceita e o processo iniciado, é necessário envio de uma cópia do trabalho final encadernado. Após tramitação e parecer favorável, haverá necessidade de apresentação dos documentos originais com as devidas autenticações para emissão do apostilamento. Esta apresentação pode ser do próprio requerente ou através de procuração reconhecida.

5. Existe algum outro valor a ser pago além dos especificados na Resolução CONSU/UNEB Nº 1.176/2016?
Não. O valor a ser pago é único.

 

Demais dúvidas e informações podem ser verificadas em: 
http://carolinabori.mec.gov.br/?pagina=inicial 
http://carolinabori.mec.gov.br/?pagina=duvidas 
http://carolinabori.mec.gov.br/?pagina=informacoes