Grupo de Pesquisa

Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação

Grupo de Pesquisa

Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, um grupo de pesquisa é definido como sendo:
“…um grupo de pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico que está organizado em torno à execução de linhas de pesquisa segundo uma regra hierárquica fundada na experiência e na competência técnico-científica. Esse conjunto de pessoas utiliza, em comum, facilidades e instalações físicas”.
A Universidade do Estado da Bahia segue o conceito do CNPq e disponibiliza equipe técnica para viabilizar a criação de grupos de pesquisa no âmbito da Universidade.

Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq

As informações contidas nessas bases dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (docentes, discentes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica e tecnológica e aos padrões de interação com o setor produtivo.
  • Obs: Caso as informações do Grupo de Pesquisa fiquem sem alterações por mais de um ano o CNPq poderá excluir o grupo.

Como cadastrar um Grupo de Pesquisa no Diretório de Grupos do CNPq

  • Para fazer a solicitação leia a Resolução 1.298/2017 e use o Formulário Criação do Grupo de Pesquisa
  • Para cadastrar um grupo de pesquisa é necessário que o Líder do grupo esteja formalmente constituído para que o mesmo possa, através do sistema do CNPq, registrar os dados necessários. Para tanto é necessário a solicitação formal à Gerência de Pesquisa da inclusão do Líder no sistema do CNPq.
  • O memorando de solicitação deverá apresentar formulário de criação de Grupo de Pesquisa (modelo disponível no site da PPG) em conjunto com aprovação da proposta de criação do Grupo junto ao Conselho Departamental ou NUPE.
  • Os Líderes, depois de cadastrados pela Gerência de Pesquisa, passarão a ter acesso ao site de Líderes de grupo, onde estará disponível o formulário on-line, cujo preenchimento e envio é de sua responsabilidade.
  • A senha de acesso do líder é a senha Lattes (caso não a possua ou a tenha esquecido, poderá obtê-la acessando o link ” Sua senha ”, na página inicial do site do CNPq).
  • Após o preenchimento e o envio do formulário ao CNPq o grupo ficará com o status de “Aguardando Certificação”.
  • Depois do devido preenchimento o Líder deverá solicitar certificação do grupo pela Instituição, através de memorando direcionado à da Gerencia de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG).
  • De acordo com os procedimentos internos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), informamos que durante os meses de março e abril não estaremos cadastrando/ certificando  novos grupos de pesquisa na base do Diretório de grupos de pesquisa no Brasil- CNPq  em virtude das demandas relacionadas ao edital dos Programas de Iniciação Científica da UNEB.
 

  Quantitativo de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq