Corpo Docente

PÓS-CRÍTICA

Professores Permanentes

Ana Rita Santiago

Foi Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É pós-doutora (Universitè Paris Descartes, Paris 1, Sorbonne, França, (2017)). Possui doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2010) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005) . Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de educação, Campus II, Alagoinhas.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Educadores

Grupo de pesquisa : Iraci Gama

Áreas de interesse : Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: literatura afro-brasileira

Licia Soares de Souza

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Letras Modernas – Université de Toulouse II – Le Mirail (1977) e doutorado em Semiologia – Universite du Quebec (1989). Atualmente é professora aposentada da UNEB, professora associada na Université du Québec à Montréal , professora permanente do programa Pós-Cultura da Universidade Federal da Bahia, professora permanente do programa Crítica Cultural da UNEB, Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: americanidade, literatura comparada, literatura brasileira, telenovela e Canudos.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Educadores

Áreas de interesse : Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada

Cláudia Martins Moreira

Possui Doutorado em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (2009) e Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Também cursou Especialização em Alfabetização pela Faculdade de Educação da Bahia (1994), além da Especialização em Linguistica Aplicada ao Ensino do Português pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Atuou durante 20 anos como professora da Universidade Estadual de Santa Cruz – Ba. No momento, atua como professora titular da Universidade do Estado da Bahia, Campus II. É também professora do Mestrado em Crítica Cultural da UNEB-Ba.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Educadores

Grupo de pesquisa : Iraci Gama

Áreas de interesse : Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Psicolingüística Aplicada

Andréa Betânia da Silva

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia em co-tutela com a Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Língua Portuguesa: Texto pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Graduada em Letras Vernáculas pela mesma instituição. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia e professora do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural. Membro dos Grupos de Pesquisa Núcleo das Tradições Orais e do Patrimônio Imaterial (NUTOPIA/UNEB).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida

Grupo de pesquisa : NUTOPIA

Áreas de interesse : Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Wander Melo Miranda

wmelomiranda@gmail.com

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1987). Coordenador do CA-LL do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2007-2009), membro do CATC/CNPq (2008-2009), consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, FAPEMIG, FAPESP, professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais aposentado, diretor da Editora UFMG (2000-2015).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Literatura, Produção Cultural e modos de Vida.

Áreas de interesse : Literatura

Arivaldo de Lima Alves

arilima.2004@uol.com.br

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é Professor Titular e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Literatura, Produção Cultural e modos de Vida.

Grupo de pesquisa : NUTOPIA

Áreas de interesse : Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Teoria Antropológica, Teoria da Comunicação.

Áurea da Silva Pereira

aureauneb@gmail.com

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialista em Linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014).
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, identidades e formação de educadores

Grupo de pesquisa : GRAFHO -Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral, GEREL Resiliência, Educação e Linguagens; e, GEPHEG – Grupo de estudos e pesquisas em história, educação e gênero.

Áreas de interesse : Linguagem, Prática Pedagógica, Lingüística.

Cosme Batista dos Santos

Pós-doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Estágio Sênior/CAPES em Lexiculturologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Braga. Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco – UPE (1992), especialização em Programação de Ensino de Lingua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Pernambuco – UPE (1993) e especialização em Língua Falada e Ensino pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1995).
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Políticas de Letramento no Semiárido, Letramento, identidades e formação do professor.

Áreas de interesse : Lingüística Aplicada, Linguística Textual, Ensino-aprendizagem de língua materna, Letramento e formação do professor de língua materna, Estudos de lexicografia cultural.

Edil Silva Costa

escosta@uneb.br

Possui Graduação em Letras Vernáculas (Universidade Federal da Bahia/1987), Mestrado em Letras e Linguística (Universidade Federal da Bahia/1995) e Doutorado em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/2005). É Professora Titular de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós Crítica/UNEB). Vice coordenadora do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (gestão 2016-2018), tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, pesquisando os seguintes temas: tradição oral, identidade cultural, literatura oral e conto popular.
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Literatura, produção cultural e modos de Vida.

Grupo de pesquisa : NUTOPIA

Áreas de interesse : Outras Literaturas Vernáculas, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa.

Jailma dos Santos Pedreira Moreira

jailmapedreira@uol.com.br

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (1996), uma Especialização em Texto e gramática pela Universidade estadual de Feira de Santana – UEFS- em convênio com a UNICAMP (1999), outra em Estudos Literários pela UNEB (2000), Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2003) e Doutorado também na área de Letras nesta ultima universidade (2008). Concluiu pós doutorado em Letras – metacrítica feminista\Políticas públicas para a literatura feminina- na UFMG(2015).
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Políticas de gênero, subjetividades e crítica feminista, Literatura, Subalternidade e Micropolítica, Textualidade, contexto e mediação escolar, Margens da literatura.

Áreas de interesse : Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Literatura Brasileira, Língua Portuguesa.

José Carlos Félix

jcfelixjuranda@yahoo.com.br

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de língua inglesa, cinema e adaptação cinematográfica.
Currículo Lattes

Áreas de interesse : Literaturas de Língua Inglesa, Crítica Literária e Ensino de Literatura.

Lícia Maria de Lima Barbosa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pelo PosAfro/UFBA, (2013). É professora da Universidade do Estado da Bahia, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS/UNEB/CAMPUS XI).
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação do Professor do PPG em Crítica Cultural/UNEB/CAMPUS II, Cultura, Corporeidade e Identidades.

Grupo de pesquisa : Iraci Gama

Áreas de interesse : Sociologia, Identidade, Gênero e Raça, Sociologia das relações raciais, Educação e Relações Raciais, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Maria Anória de Jesus Oliveira

anoria.oliveira@hotmail.com

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2010), com estágio sanduíche/CAPES (Moçambique/Maputo), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialização em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, Graduação em Letras (PUC-SP) e Pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bolsista CNPQ (2015).
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Educadores

Grupo de pesquisa : Iraci Gama

Áreas de interesse : Literatura Afro brasileira e Africana, Literatura infanto-juvenil.

Maria de Fátima Berenice da Cruz

Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente lidera o grupo de pesquisa GEREL (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e linguagens) e atua na linha (Auto)biografias literárias como recurso de resiliência.
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Educadores

Grupo de pesquisa : GEREL (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e linguagens)

Áreas de interesse : Teoria Literária, Comunicação, Leitura literária.

Maria Neuma Mascarenhas Paes

neumapaes@gmail.com

Possui graduação em Letras Vernáculas (2001) e Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2003), Mestrado em Letras e Linguística (2007) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora adjunto/B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde coordena a área de SIP – Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e desenvolve pesquisa em Análise do Discurso.
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Educadores

Grupo de pesquisa : Gerel

Áreas de interesse : Leitura e Produção de Textos, Lingüística Textual, Análise do Discurso, Semântica, Metodologia da pesquisa em educação, Cultura popular e de massa.

Osmar Moreira dos Santos

osmar.moreira@uol.com.br

Possui graduação em Letras Vernáculas c Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1988), especialização em Estudos Literários pela UEFS (1993) mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1996), doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2001) e pós-doutorado pela Université Paris 8 (2004).
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida, Literatura, Subalternidade e Micropolítica, Textualidade, Contexto e Mediação Escolar.

Áreas de interesse : Metodologia da Pesquisa em Crítica Cultural, Literatura Comparada, Literatura e Cultura Política, Literatura Brasileira, Teorias e Crítica da Cultura.

Paulo César Souza Garcia

p.garcia@terra.com.br

Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1989). Doutor em Literatura (Área de concentração: Teoria literária) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2008) e Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1999).
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Estudos de Gênero e identidades sexuais na literatura; Teoria e Crítica literárias; Literatura, produção cultural e modos de vida.

Grupo de pesquisa : Enlace (UNEB) e Cultura e Sexualidade

Áreas de interesse : Letras, Estudos literários, Crítica literária, Teoria Literária.

Roberto Henrique Seidel

rseidel@uneb.br

Possui graduação em Letras, Licenciatura em Português e Alemão, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), na área de Teoria da Literatura, e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), na área de Teoria da Literatura, subárea de Estudos Culturais.
Currículo Lattes

Áreas de interesse : Teoria Literária, Estudos Culturais, Cultura Brasileira Com Ênfase Em Culturas Marginais, Editorialização e Normalização de Publicações Técnicas, Língua e Literatura Alemã, Tradução Técnica.

Suely Aldir Messeder

messeder35@hotmail.com

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela UFBA e doutorado em Antropologia pela Universidade Santiago de Compostela, validado no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia – UFBA. É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Sexualidades e Direitos Humanos, Educação e Trabalho, Identidades e formação de professores/as, Cultura e Conhecimento: Transversalidade, Interseccionalidade e (in)formação, Difusão do Conhecimento - Informação, Comunicação e Gestão

Grupo de pesquisa : Enlace

Áreas de interesse : Antropologia Urbana, Sociologia Urbana.

Washington Luís Lima Drummond

wodrum@gmail.com

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (2009) com estágio doutoral no CNRS – Paris/França.
Currículo Lattes

Grupo de pesquisa : Pós-Teoria

Áreas de interesse : História, Arquitetura e Urbanismo.


Professores Colaboradores

Antonio Luciano de Andrade Tosta

Associate Professor of Brazilian Literature and Culture
Affiliate Faculty in Latina/o Studies and Latin American and Caribbean Studies
Core Faculty in Global and International Studies
Courtesy Appointment in African and African American Studies
School of Languages, Literatures & Cultures – Department of Spanish & Portuguese
University of Kansas

Alícia Duhá Lose

Licenciada em Letras Vernáculas pela PUCRS, Mestre e Doutora em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, com Pós-Doutoramento Em Letras (Filologia) pela UFBA; Pós-Doutoramento em História (Paleografia e Diplomática) pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutoramento em História (Relações Internacionais) pela UnB. É Professora Associada do Instituto de Letras e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. É Membro Titular do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Inovação do ILUFBA. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Educadores

Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman

Possui graduação em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestrado em Lingüística (1969); PhD em Lingüística (1974) ambos pela University of Illinois; pós-doutorado no Center for the Study of Reading na University of Illinois e na University. of Georgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Coordenou a implantação, em 1982, do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento.Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, EJA, formação do professor de língua materna e letramento.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Educadores

Áreas de interesse : Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada

Jordi Canal Morell

Jordi CANAL (Olot, España, 1964). Doctor en Historia por la Universidad Autónoma de Barcelona y profesor en la École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de París. Autor, entre otros libros, de El carlismo. Dos siglos de contrarrevolución en España (2000), Banderas blancas, boinas rojas. Una historia política del carlismo, 1876-1939 (2006), La historia es un árbol de historias. Historiografía, política, lite ratura (2014), Historia mínima de Cataluña (2015), Con permiso de Kafka. El proceso independentista en Cataluña (2018) y La monarquía en el siglo XXI (2019). Entre los volúmenes que ha coordinado pueden destacarse los siguientes: Exilios. Los éxodos políticos en España, siglos XV al XX (2007), Historia cultural de la política contemporánea (2009), Guerras civiles. Una clave para entender la Europa de los siglos XIX y XX (2012), La guerre d’Espagne. Un conflit qui a façonné l’Europe (2016) e Historia contemporánea de España, 2 volúmenes (2017). Ha participado en numerosas obras colectivas y ha publicado artículos sobre la contrarrevolución, el carlismo, el regionalismo y el nacionalismo, los partidos políticos, el republicanismo, la monarquía, la sociabilidad, los exilios, la historia y la literatura, la historiografía y la violencia política. Colabora habitualmente en diarios y revistas españolas: El PaísEl MundoEl ImparcialLetras Libres, La Aventura de la Historia.

Leia Mais…

Maria Nazaré Mota de Lima

libriar@hotmail.com

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996), doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2007) e pós-doutorado em Estudos Literários pela UFMG.
Currículo Lattes

Linha de pesquisa : Letramento, Identidades e Formação de Professores

Grupo de pesquisa : Letramentos, identidades e Formação do professor

Áreas de interesse : Língua Portuguesa


Professor Visitantes

Rufino Gonzalo Espino Relucé

Moche, poeta y crítico literario. Especializado en literaturas amerindias y  literaturas no oficiales de América Latina. En el ámbito educativo tengo un especial interés en los procesos culturales del mundo de la escuela y la educación intercultural. Doctor y magíster en Literatura Peruana y Latinoamericana, por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, y maestro en Ciencias Sociales con Mención en Lingüística Andinas y Amazónica por FLACSO-Escuela Andina de Postgrado, donde estudie Educación Intercultural Bilingüe. Profesor principal y actual director de la Escuela Académica  de Literatura de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos y Presidente de la Sociedad de estudios sobre América Latina y el Caribe (SOLAR).

Hu Xudong

Scholar, poet, translator, literary critic. Associate Professor in Institute of
World Literature of School of Foreign Languages at Peking University, Deputy
Director of the Center for Brazilian Culture of Peking University. Researching
interests are World Poetry after Modernism, Brazilian Literature and Culture,
Cultural Studies.