09

mar

Repórter: admin   |   Postado por: admin às 16:27 hrs

Seja bem-vindo ao novo Portal Institucional da UNEB!

Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

O novo portal da UNEB possui design responsivo, que muda de aparência com base no dispositivo utilizado pelo visitante

Seja bem-vindo ao novo Portal Institucional da UNEB!

Com o desenvolvimento desta ferramenta, a universidade consolida um importante avanço na sua comunicação digital e na oferta sistematizada de informações institucionais.

Resultado de esforço coletivo, coordenado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB, o novo portal possui design responsivo, que muda a disposição dos seus elementos e a sua aparência com base no tamanho da tela do dispositivo utilizado pelo visitante, seja PC, celular ou tablet.

Para atender as estruturas administrativas e acadêmicas da instituição na capital e no interior do estado, a ferramenta foi elaborada na plataforma WordPress e em sistema que congrega múltiplos sites.

Aqui será possível fazer publicações com recursos de texto, imagem/foto e vídeo nas páginas do novo portal, além de ter acesso a uma agenda de eventos da UNEB. Tudo isso em uma estrutura estável e com segurança digital.

“A implantação do novo portal decorre de um longo processo de trabalho visando oferecer à comunidade informações sobre a universidade de modo organizado e validado, e que traduza as diversas atividades e ações da UNEB. Trata-se, assim, da consolidação da transparência e da democratização das informações sobre a universidade”, destaca o reitor da instituição, José Bites de Carvalho.

Todo o projeto foi acompanhado pela Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), por meio da Gerência de Informática (Gerinf), e executado por empresa vencedora de processo licitatório, a Objeto Comunicação.

Implantação

Este novo portal será implantado em três fases e de forma gradativa. Na primeira etapa, estará disponível para acesso a homepage e os sites da Agência UNEB de Comunicação e dos 24 campi da universidade.

Em busca de materializar o reconhecimento à multicampia e em respeito ao que prevê o regimento da instituição, os campi da capital e do interior vão contar com sites próprios, alterando a estrutura anterior de divisão por departamento.

Na segunda fase, serão lançados os sites dos programas de pós-graduação e setoriais: as pró-reitorias, secretarias especiais, assessorias, o Serviço Médico Odontológico e Social (SMOS), a Ouvidoria, o Sistema de Bibliotecas (Sisb) e a Editora UNEB (EdUNEB).

A última fase de implantação deverá ser concluída no fim do próximo mês de maio, com a finalização do site da transparência da instituição. Provisoriamente algumas páginas deste portal irão levar o visitante às informações do portal anterior.

“É importante contar com o apoio da comunidade acadêmica no sentido de se compreender que a implantação do novo portal está sendo executada em fases, durante as quais todas as informações e dados institucionais serão postados. A complexidade de uma universidade multicampi como a UNEB requer, nesse processo, a colaboração de todos e todas no fornecimento e alimentação das informações. Também entendemos a relevância da formação, que será ofertada para técnicos dos campi na capital e no interior do estado ao longo deste ano, para gerenciamento de conteúdo no novo portal”, ressalta o assessor de Comunicação (Ascom), Tiago Sampaio.

portal_post11Transparência

Um dos destaques deste portal, o site da transparência vai integrar sistemas de dados acadêmicos já implantados pela instituição, a exemplo do Sistema On-line de Iniciação Científica (Sonic) e do Sistema Integrado de Planejamento (SIP).

O Sonic viabiliza o processo de submissão, avaliação e acompanhamento de projetos de iniciação científica (IC). Já o SIP congrega ações de planejamento, administração, gestão, acompanhamento, pesquisa, pós-graduação, assistência estudantil, extensão e administração.

Ao integrar os sistemas, a universidade assegura a validade e consistência das informações ofertadas à sociedade e atende de forma mais efetiva às exigências legais.

Estarão disponíveis informações e documentos como os editais lançados pela universidade, os convênios firmados, as licitações em andamento, os contratos e sobre a terceirização na instituição.

A ferramenta foi elaborada em consonância com a Lei federal 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e o eixo estruturante “democratização, descentralização e transparência”, do Plano de Ações Prioritárias da UNEB.

Acessibilidade

Ainda sobre o atendimento a requisitos legais, este novo portal foi elaborado visando atender ao que dispõe a Lei federal 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e demais dispositivos legais.

Assim, os usuários poderão utilizar tecnologias assistivas como o headmouse, que permite navegar nos sites e páginas sem o auxílio das mãos e dos braços; o teclado virtual, utilitário que exibe um teclado na tela do computador; e o auto contraste na tela, para pessoas com baixa visão.

Este portal tem também o seu caráter institucional valorizado e cumpre com as orientações do Ministério da Educação (MEC), na apresentação dos cursos e iniciativas de graduação da instituição, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na exposição de dados sobre os programas de pós-graduação.

Sistematização

A equipe responsável por acompanhar o desenvolvimento do novo portal buscou garantir que todas as informações, nas diversas estruturas, sejam apresentadas de forma sistematizada. Desse modo, os processos de fluxo e de acessibilidade às informações serão consolidados, em alinhamento ao que propõe o Projeto de Gestão 2014-2017 da UNEB.

A estrutura e a apresentação organizacional estarão disponíveis em dois idiomas, português e inglês, com o objetivo de ampliar a visibilidade que a instituição tem junto à comunidade acadêmica internacional e de democratizar o acesso às informações da universidade.

A versão dos textos em inglês está em processo de produção e será disponibilizada para os usuários gradativamente.
portal_post22Gestão democrática

Este novo portal da UNEB passará por um período de adaptação orgânica, no qual os usuários vão poder opinar e solicitar aprimoramentos e ajustes.

A equipe da Ascom receberá essas demandas, tanto da comunidade acadêmica e quando do público externo, pelo e-mail novoportal@listas.uneb.br. Também serão promovidas formações presenciais e por meio de videoconferência para técnicos lotados em setores administrativos e acadêmicos de todos os campi da instituição.

O portal anterior da universidade (www.uneb.br) terá sua atualização cessada e funcionará como um arquivo de informações sobre a universidade – uma “máscara” no acesso inicial da ferramenta vai permitir direcionar o usuário à homepage do novo ou do portal anterior.

As funções desta nova ferramenta estarão em pleno funcionamento até a fim da implantação de todos os sites. Após esse processo, os setores terão autonomia para atualizar e alimentar conteúdos em suas páginas, observando o padrão proposto para apresentação das informações.

Arte (home): Marina Marques/Ascom

1 Comentário

  1. Anônimo says: Responder

Deixe uma resposta

Captcha base64