X Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia: Nacropolítica e Nagacionismo - A nova cruzada dos conservadores contra a ciência e a universidade

Sobre o evento

O X Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia – SEPEX tem como tema Necropolítica e Negacionismo: A nova cruzada dos conservadores contra a ciência e a universidade. Trata-se de um evento promovido e organizado pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão do Departamento de Educação – Campus X/UNEB, o NUPEX.

O SEPEX tem se constituído como um evento importante, não apenas dentro dos meios acadêmicos da Bahia, mas também pelo impacto direto na geografia do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. Tal importância vem sendo fortalecida desde a sua primeira edição, em 2002. Afinal, o SEPEX consegue reunir profissionais da educação, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação das mais diferentes Instituições de Ensino Superior da Região e de outras localidades. Tal quadro corrobora a sua relevância científica, social, política, cultural e educacional em todos os níveis, além de promover o protagonismo de um campus da universidade do interior da Bahia.

Neste ano de 2021, o X SEPEX se constituirá como um espaço de discussão sobre temas que invadiram o movimento ordinário de nossas vidas, tanto na esfera pública quanto na privada, via rede sociais e mudança na condução do Estado: os fenômenos do Negacionismo e da Necropolítica. O primeiro envolve a quebra da relação do homem com o mundo (DANOWSKI, 2020), mais especificamente, a rejeição de conceitos básicos – que são consenso no meio científico – em favor de ideias controversas que não possuem correspondência com os fatos objetivos da realidade. Já o segundo envolve o modo como um Estado, por meio de seu aparato legal, decide quem vive e quem morre (MBEMBE, 2016). Em uma sociedade radicalmente dividida em classes e marcada pelo lastro de um passado escravocrata, corpos negros, pobres e periféricos são facilmente descartados no interior das políticas e ações de governos, alicerçados pela perspectiva necropolítica. Tais temas, com os seus desdobramentos, serão abordados em conferências, palestras, mesas redondas a serem realizadas no X SEPEX.

Em razão do atual contexto da pandemia da COVID-19, a décima edição do SEPEX será realizada on-line.


  Local do Evento

Cana no Youtub da Uneb Campus X e via Teams

Data:

08/11/2021 - 12/11/2021

   Inscrição  

Valor:

0,00

Período:

Submissão de trabalhos até 26/09/2021



Local:

www.sge.uneb.br/xsepex2021dedc