Universidade: território indígena!

Sobre o evento

O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) realiza, na próxima quarta-feira (24/02), o lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021, que tem como tema “Universidade: território indígena!”. O material objetiva refletir sobre a presença indígena na universidade e esta como um espaço de resistência e retomada dos povos indígenas. Devido à pandemia da Covid-19, o evento será online, transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook do COMIN e organizações parceiras, a partir das 18h.

Participarão do debate pessoas indígenas que colaboraram com a construção do caderno, relatando suas próprias experiências no Ensino Superior: Alana Keline Costa Silva Manchineri, Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, Daiane Silva Barbosa, Leonardo Werá Tupã, Márcio Paromeriri e Nyg Kaingang; e a mediação será realizada pelo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e ativista do movimento indígena brasileiro, Edson Kayapó.

O COMIN, como entidade da sociedade civil de apoio e parceria às comunidades e povos indígenas no Brasil, atua na defesa de direitos e promoção do diálogo e respeito para com as pessoas indígenas. Há mais de vinte anos, produz, anualmente, o caderno da Semana dos Povos Indígenas, tendo sua distribuição e divulgação no primeiro semestre de cada ano. O material é elaborado de forma a contribuir no conhecimento da realidade e diversidade dos povos indígenas e na superação das situações de preconceito e discriminação.

Organizado em três partes, o caderno deste ano retrata os desafios que as pessoas indígenas enfrentam para entrar e permanecer na universidade; as formas como elas têm buscado superar essas dificuldades e o porquê de permanecerem nesse espaço; e sua proposta de uma universidade que contemple os povos indígenas.


  Local do Evento

Youtube (http://bit.ly/YoutubeCOMIN) e Facebook do COMIN (https://www.facebook.com/cominlestecatarinense/)

Data:

24/02/2021

Horário:

18:00 h

   Inscrição  

Valor:

0,00