22

nov

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 10:55 hrs

Professor lança livro de poesias nesta segunda (22), às 19h

O professor da UNEB Décio Torres Cruz lançará, no dia 22 de novembro, às 19h, o livro de poesia Paisagens interiores. A obra recebe o selo da Editora Patuá.

O evento será realizado online, no  Canal da Editora, no YouTube, e em seu Facebook.

Autor Décio Torres

Além do autor, esta live contará com a participação do editor Eduardo Lacerda, do escritor Aleilton Fonseca e do tradutor Daniel Fonnesu, que está traduzindo o livro para o italiano.

Serão apresentadas gravações de leituras de alguns poemas do livro feitas por atores, atrizes e cantoras baianas (Aldri Anunciação, Emanuelle Araújo, Frank Menezes, Lúcio Tranchesi, Márcia Andrade, Ricardo Bittencourt, Rita Assemany e Sylvia Patrícia).

O livro convida o leitor a passear por distintos estados da alma em cenários do Brasil e do exterior, através de poemas envolventes e instigantes, fotos do próprio autor e ilustrações do artista plástico Luiz Ramos.

O poeta aborda cenas cotidianas através de temas variados como a passagem do tempo, viagens, encontros, desencontros e despedidas, memória, lembranças e esquecimento, música e silêncio, ritos e mitos, amor e paixão, solidão e desejo, a multiplicidade do ser e a busca pelo outro, além de brincar com a tradição literária clássica e contemporânea e com o próprio fazer artístico.

Décio Torres Cruz é escritor, crítico literário, poeta, professor da UNEB e Ufba e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (Ufba). Sob o patrocínio da Fulbright, obteve seu Ph.D. em Literatura Comparada na State University of New York em Buffalo, EUA. Cursou Mestrado em Teoria da Literatura, Especialização em Tradução e Bacharelado em Letras/Língua Estrangeira (Ufba). Fez pesquisa pós-doutoral sobre as adaptações de Shakespeare para o cinema na Leeds Metropolitan University, Inglaterra, patrocinado pelo CNPq.

O autor escreveu vários livros teóricos, sendo que dois deles foram publicados em inglês na Inglaterra, Estados Unidos e Holanda e se encontram espalhados em diversas livrarias e bibliotecas dos cinco continentes: The Cinematic Novel and Postmodern Pop Fiction: The Case of Manuel Puig [O romance cinemático e a ficção pop pós-moderna: o caso de Manuel Puig] (John Benjamins, 2019) foi selecionado para fazer parte da série da Fédération Internationale des Langues et Littératures Modernes (FILLM) da Unesco; e Postmodern Metanarratives: Blade Runner and literature in the age of image [Metanarrativas pós-modernas: Blade Runner  e literatura na era da imagem] (Palgrave Macmillan, 2014) é citado em alguns artigos da Wikipedia em inglês e em alemão e foi adotado como leitura básica de um curso de escrita de roteiro no País de Gales.

No Brasil, publicou Literatura (pós-colonial) caribenha de língua inglesa (Edufba, 2016) e O pop: literatura, mídia & outras artes (Quarteto/Uneb, 2003; 2013) que são usados em programas de graduação e pós-graduação de algumas universidades.

Além desses, publicou vários livros didáticos de inglês que também foram adotados em diversas universidades brasileiras e como referência para concursos públicos: English Online: Inglês instrumental para informática (Disal, 2013); Idea Factory: 100 Games and Fun Activities for your English Classes (Edufba, 2012; 2013); Inglês para Administração e Economia (Disal, 2007); Inglês para Turismo e Hotelaria (Disal, 2005); e Inglês.com.textos para informática (Disal, 2003).

Publicou, ainda, poemas no jornal The Buffalo News (EUA, 1995) e nas coletâneas A nova poesia brasileira (Shogun, 1985) e Valores literários do Brasil II (Ed. Brasília, 1986), além de contos, traduções e diversos artigos e capítulos de livros em português e em inglês nas áreas de cinema e literatura, estudos culturais, tradução, linguística aplicada e ensino.

O autor está produzindo um livro de contos intitulado Histórias roubadas, com previsão de lançamento para o próximo ano.

Paisagens interiores já está com a tradução para o italiano em andamento e será publicado na Itália pela editora WE.