22

nov

Autor: Toni Vasconcelos / Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 18:36 hrs

Embaixador da África do Sul visita UNEB; acordo de cooperação e intercâmbio na pauta

Reitor recebeu do diplomata sul-africano uma agenda alusiva ao líder da luta antiapartheid, Nelson Mandela.

Em visita a Salvador a convite do Olodum, o embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela, teve um encontro hoje (22) com o reitor da UNEB, José Bites, nas instalações da universidade no edifício Jequitaia, bairro da Calçada, nesta capital.

Na pauta principal da reunião, a possiblidade de um acordo de cooperação e intercâmbio entre a UNEB e o governo e instituições do país africano.

O diplomata esteve acompanhado de secretárias das áreas de articulação política e social da embaixada. Participaram também o secretaria especial de Relações Internacionais (Serint) da universidade, Natanael Reis, e o presidente do Olodum, João Jorge.

O reitor e o titular da Serint apresentaram, resumidamente, a estrutura, organização, portfólio de cursos de graduação e pós-graduação, parcerias internacionais e alguns dos programas interinstitucionais mais importantes da universidade.

Demonstrando interesse por diversas ações e projetos da UNEB, o embaixador ressaltou que seu país precisa dar atenção especial às áreas de agrotecnologia e agronegócio, visando fortalecer a agricultura familiar com a transferência e o desenvolvimento de tecnologias.

Em resposta, José Bites destacou a forte atuação da UNEB na área da educação do campo, além de programas de pós-graduação stricto sensu em agroecologia e horticultura irrigada e outros. O reitor salientou ainda a participação da universidade nos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG), coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o que pode facilitar o intercâmbio de discentes.

O diplomata, que manteve conversação com outras instituições na Bahia, pretende agora articular novos encontros com reitores, docentes e pesquisadores interessados na construção desse acordo internacional.

Fotos (prints): Toni Vasconcelos/Ascom