15

out

Repórter: Lays Paixão/NuCom-DTCS*   |   Postado por: Danilo Oliveira às 17:47 hrs

UNEB reúne pesquisadores do Vale do São Francisco em estreia online do Workshop em Horticultura Irrigada

Primeira edição do evento contou com mesas-redondas e minicursos com transmissão ao vivo. Imagem: captura de tela

Pesquisadores do Vale do São Francisco se reuniram virtualmente no I Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco, para discutir temas emergentes da cadeia produtiva da agricultura da região.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI), do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, entre os dias 5 e 7 de outubro.

Atividades seguem disponíveis no canal do PPGHI/UNEB no YouTube

O workshop foi realizado em formato remoto, por meio de videochamadas, com transmissão ao vivo pelo canal do PPGHI – UNEB no YouTube. Todas as atividades continuam disponíveis na plataforma.

A primeira edição da iniciativa contou com o tema “Avanços tecnológicos e inovações para a horticultura irrigada no campo da agronomia”, e proporcionou o intercâmbio entre profissionais de instituições de ensino, pesquisa e empresas dos setores público e privado ligadas à agricultura.

Integrante da comissão organizadora do evento, a professora Gertrudes Oliveira Macário avalia que as inscrições e a participação do público nos minicursos e palestras superaram as expectativas. Já no primeiro dia, 240 participantes prestigiaram as atividades.

Palestras e minicursos

A primeira edição do Workshop em Horticultura Irrigada contou com a realização de três mesas-redondas, nove palestras e quatro minicursos, envolvendo a participação de dezesseis conferencistas.  

O primeiro dia da programação teve início com a realização da mesa-redonda “Diversificação de cultivos na horticultura irrigada do Submédio do Vale do São Francisco”, apresentada pelo pesquisador Paulo Roberto Coelho Lopes, da Embrapa Semiárido.

Cadeia produtiva da agricultura no Vale do São Francisco esteve em pauta

Também foram discutidos: o “Cultivo de flores de corte no Submédio do Vale do São Francisco”; as “Novas tecnologias para a irrigação e uso eficiente de água”; os “Índices de colheita e tecnologia pós-colheita de uvas no Vale do São Francisco”; o “Suco de uva no Vale do São Francisco: produto inovador em pleno crescimento” e a “Indicação Geográfica – ferramenta que fortalece uma organização setorial”.

Ainda estiveram em pauta, a “Pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas”; os “Microrganismos da Caatinga com potencial para a agricultura” e “O uso de biológicos para o segmento de hortifrutis”.

A edição de estreia do Workshop contou também com quatro minicursos: “Tecnologias de processamento e conservação de frutas e hortaliças”; “Tecnologias de elaboração de sucos de uva”; “Uso do drone na Agricultura” e  a “Propagação vegetativa de espécies frutíferas”.

A professora Gertrudes Oliveira Macário, que também integra a equipe do PPGHI, destacou que, em razão das medidas restritivas para realização de eventos, impostas pela pandemia do Covid-19, o êxito do workshop se consolida como resultado do impulsionamento das atividades a distância do programa, que agora conta com sinalizações positivas para a efetivação de edições anuais da iniciativa.

*Com edição do NuJor-Ascom/UNEB