01

out

Repórter: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 08:00 hrs

OUTUBRO ROSA: UNEB informa e convida para o autoconhecimento, a prevenção e o diagnóstico precoce

Você sabia que mesmo o câncer de mama sendo pouco comum antes dos 35 anos e mais frequente depois dos 50 anos, o autoexame é recomendado para pessoas a partir dos 20 anos?

Neste ano, a campanha Outubro Rosa da UNEB conta com o tema “Me previno. Sou dessas!”. A instituição busca apresentar questões, como a que acaba de ler, através das mídias sociais e dos e-mails institucionais e sensibilizar mulheres para o cuidado e o autoconhecimento, através de convites para uma rede de suporte e incentivo.

A ideia é que, independente da sua idade, você possa socializar com familiares e amigas informações e dicas para o autoexame, a detecção precoce do câncer de mama e a saúde integral. Isso é importante para o melhor tratamento possível e para a conquista de maiores chances de cura. E aí, você “é dessas”?

Mamografias no Campus de Salvador

Tradicional parceira do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, a UNEB participará novamente da iniciativa em 2021. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibilizará unidade móvel, entre os dias 4 de outubro e 13 de novembro, no Campus I, em Salvador.

A iniciativa faz parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa. Apenas para a oferta na universidade, serão 140 exames de mamografia nos turnos matutino (70) e vespertino (70).

Para atendimento, é necessário agendamento prévio, através do link: saes.saude.ba.gov.br/acesso (realize o acesso com o número do seu Cartão do SUS). Para maiores informações, as interessadas podem telefonar para o 0800 071 4000.

A iniciativa realizará atendimentos de segunda a sábado e tem como público-alvo pessoas entre 40 e 69 anos. Para garantir participação, é preciso apresentar o Cartão do SUS, documento de identificação (RG) e comprovante de residência.

Serão promovidas medidas de prevenção contra a Covid-19, como a preservação do distanciamento social, a exigência de máscara e a organização de horários para evitar aglomerações. Participe e contribua para a segurança dos trabalhos!

O câncer de mama

O Inca explica que o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos, por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas.

A doença pode ser percebida em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Atualmente, os médicos recomendam a identificação do câncer em estágios iniciais, por intermédio das estratégias de detecção precoce, pautadas nas ações de rastreamento e diagnóstico. Se cuide, seja dessas!