09

set

Repórter: Danilo Oliveira   |   Postado por: Danilo Oliveira às 11:17 hrs

UPT/UNEB prorroga inscrições para curso pré-ENEM gratuito e com atividades remotas: até sábado (11)!

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) prorrogou, até sábado(11), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (UPT), destinado ao fortalecimento da preparação para o ingresso no ensino superior.

Nesta edição 2021.2, o curso pré-vestibular e pré-ENEM conta com formato intensivo. Estão sendo ofertadas 8.400 vagas, e as atividades serão realizadas de forma remota, a partir do dia 13 de setembro.

Podem participar, estudantes de toda a Bahia matriculados no último ano do ensino médio ou da Educação Profissional das redes estadual e municipais e ex-alunos de escolas públicas. As inscrições devem ser realizadas, até a próxima quarta-feira (8), exclusivamente pela internet, através de formulário eletrônico.

Os cursistas vão contar com aulas de segunda a sexta-feira, através de videochamadas com acompanhamento de monitores/professores, e com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) customizado, disponível todos os dias.

Também serão realizados aulões, seminários e atividades de orientação vocacional, tudo por mediação tecnológica. Estudantes concluintes do nível médio e do ensino profissional contarão com certificação das atividades curriculares complementares (ACCs), de até 360 horas.

Polo de Referência para cursistas surdos

O UPT/UNEB segue a investir em inclusão e conta com Polo de Referência para Pessoas Surdas (Ipiaú) na oferta do curso preparatório intensivo e gratuito pré-ENEM (Edição 2021.2).

Mesmo com sede no interior do estado, a estrutura pode acolher estudantes de toda a Bahia que necessitem de suporte. Isso porque as atividades do programa seguem por mediação tecnológica nesta edição.

Esses cursistas vão contar com planejamento pedagógico específico, tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e acompanhamento em todas as atividades, tanto nas aulas e nos momentos para tirar dúvidas, como nas ações dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A iniciativa teve início na primeira oferta digital do programa, ainda em 2020, por conta das imposições da pandemia da Covid-19. Professores e discentes da UNEB participam do planejamento e do acompanhamento aos estudantes.

O Universidade para Todos (UPT) recebeu, em 2020, o status de programa do Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 20.004. Há 17 anos em atividade, o UPT é coordenado pela SEC e executado por universidades públicas da Bahia (UNEB, UEFS, UESC, UESB e UFRB).

Acesse o formulário de inscrição do UPT/UNEB 2021.2

Informações: e-mail uptemcasa@uneb.br.