09

set

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 17:46 hrs

Segunda temporada do “Univerciência” estreia com participação de 40 instituições do Nordeste

A segunda temporada do programa “Univerciência”, que estreou no dia 4 de setembro, dobrou de tamanho e agora conta com a participação de 40 instituições públicas de ensino superior do Nordeste.

A iniciativa, que a UNEB integra, visa promover um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.

Além de novas universidades estaduais e federais de diversos estados, o programa teve a adesão de todos os 11 institutos federais nordestinos e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Fiocruz passa a colaborar com a produção audiovisual de suas unidades no Nordeste e com a distribuição e veiculação do programa através do Canal Saúde, em TV aberta para São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, e por parabólica para todo o território nacional.

Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o ‘Univerciência’ teve a primeira temporada exibida em maio deste ano. As edições do programa trazem resultados de pesquisas desenvolvidas nas universidades, relacionadas com o cotidiano da população nordestina.

A produção, articulação, exibição e distribuição do ‘Univerciência’ são feitas pela TVE Bahia. Os conteúdos produzidos pelas próprias universidades são apresentados, produzidos e editados pela TV UESB.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários em mais de 15 emissoras, de todas as regiões do país, que juntas alcançam cerca de 80 milhões de pessoas, sendo disponibilizado ainda semanalmente nos canais de cada instituição participante na internet.

Todos os cinco núcleos da TV UNEB em Salvador, Juazeiro, Conceição do Coité, Seabra e TV CAECDT contribuem com a produção de conteúdos para as edições do programa.

Os professores e pesquisadores da UNEB que desejam sugerir pautas para o programa ‘Univerciência’, devem entrar em contato com a TV UNEB pelo e-mail listaascom@uneb.br.