23

jul

Repórter: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 09:02 hrs

Projeto lança cartilha com orientações sobre descarte correto dos medicamentos  

A UNEB, através do projeto de extensão Farmácia Amiga, do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I, em Salvador, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia da Bahia, lançou a cartilha orientando sobre o descarte correto dos medicamentos vencidos e em desuso.

O documento, construído de maneira colaborativa, sob coordenação da professora e farmacêutica Mila Palma, orienta para que os medicamentos vencidos e em desuso sejam levados para postos de coleta especializados. No fim da própria cartilha há uma lista das farmácias e estabelecimentos que funcionam como pontos de coleta.

A publicação alerta para os riscos de contaminação do meio ambiente e de pessoas quando esse descarte dos medicamentos é feitos no lixo comum, na pia ou no sanitário.

O medicamento após seu prazo de validade pode gerar subprodutos tóxicos decorrentes do processo de sua decomposição e isso expõe pessoas que trabalham em contato direto com o lixo ou lençóis freáticos. Estudos já demonstram níveis detectáveis de algumas substâncias medicamentosas na água de consumo humano, pois o processo de tratamento de água comumente utilizados não são capazes de eliminar esses contaminantes.

“A mensagem que pretendemos espalhar é que cada um de nós é peça importante para reduzir esse problema de contaminação ambiental, e hoje é possível fazer isso, já que existem diversos pontos para coleta. Esse é um ganho recente, visto que há 10 anos  não haviam pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso que estivessem acessíveis às pessoas”, explica Mila.

O lançamento da cartilha foi realizado no último dia 8 de julho, em um evento virtual, que reuniu profissionais e pesquisadores que trabalharam na elaboração do documento: a monitora Lilian Lustosa, a farmacêutica Aline Coelho, a idealizadora da cartilha Tânia Alcântara e a estudante Rosana Chaves, que fez a interpretação da transmissão para libras.

No encontro elas oferecem orientações e tiram dúvidas sobre a importância do descarte correto dos medicamentos. A live foi gravada e está disponível no Ig @farmaciaamiga.

Informações: farmaciamigauneb.wixsite.com.