16

jul

Repórter: Leandro Pessoa/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 11:33 hrs

UNEB discute currículos e formação docente em Fórum de Licenciaturas: dia 20/07

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB vai promover, na próxima terça-feira (20), o Fórum de Licenciaturas 2021. O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o debate em torno de princípios, concepções e documentos oficiais que vem influenciando as universidades na sua politica de formação de professores.

“A proposta do encontro é ampliar os diálogos com o propósito de fortalecer a luta por uma educação de qualidade que não comprometa a autonomia universitária, muito menos a formação de professores com pensamento ético, crítico e reflexivo, em consonância com a complexidade das questões relacionadas à Educação em nosso país”, explica Raquel Azevedo, gerente de Gestão de Currículos Acadêmicos (GGCA) da Prograd.

A programação do evento terá início com mesa institucional, seguida pela conferência de abertura do fórum, que contará com o tema “Perspectivas epistemológicas e políticas da formação de professores: um estudo das políticas atuais”.

A atividade será ministrada pela professora Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, da Universidade de Brasília (UNB), e mediada pela docente da UNEB Rita de Cássia Santana de Oliveira, articuladora do Fórum de Área das Ciências Humanas da instituição.

A iniciativa ainda reserva o painel “O movimento institucional das IES públicas da Bahia no contexto das Resoluções 02/2015 e 02/2019: um olhar das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação”, reunindo pesquisadores de diferentes instituições baianas: Rosenaide Pereira Ramos (UESC), Reginaldo Santos Pereira (UESB), Karina de Oliveira Cordeiro (UFRB), Noemi Pereira de Santana (UFBA). A atividade será moderada pela pró-reitora (Prograd) Eliene Maria.

“O evento para além da sua dimensão formativa, se constitui também como mais um espaço de reafirmação politica da UNEB com o seu pioneirismo e legado com a formação de professores e com as mobilizações nacionais em defesa das licenciaturas”, ressalta a professora Eliene.

Desde 2015, com a criação do Fórum de Desenvolvimento Curricular, a Prograd promove debates sobre os currículos dos cursos de graduação da UNEB. Até este ano, dos 83 cursos de licenciatura que propuseram um redimensionamento do seu projeto pedagógico à luz da Resolução CNE Nº 02/2015, 69 foram aprovados e implantados.

Mais informações: e-mail prograd.ggca@uneb.br.