15

jul

Repórter: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 11:27 hrs

Juazeiro: Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos inscreve para aluno especial

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, vai abrir inscrições, dia 20 de julho, para mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), na categoria aluno especial.

A seleção na área de concentração “Educação, Cultura e Contextualidade”. Os interessados devem realizar inscrição, até 30 de julho, através do site do Sistema de Seleção Discente de Pós-Graduação (SSPPG), mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 80 (para cada disciplina) e envio de documentação conforme orientações presentes no edital do certame.

Serão disponibilizadas 40 vagas, distribuídas entre três linhas de pesquisa: “Currículo, Contextualização e Aprendizagem”, “Teorias da Ação, do Sentido e da Interpretação” e “História das Disciplinas Escolares e Currículo”. Cada candidato poderá concorrer em até duas das disciplinas curriculares ofertadas.

Será isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que comprovar ser servidor técnico administrativo ou docente da UNEB, conforme critérios estabelecidos na Resolução do CONSU nº 1.294/2017.

A seleção consistirá em três etapas: análise da documentação exigida; análise do currículo lattes; e análise da carta de intenção, conforme barema publicado no Edital. A divulgação do resultado final da seleção está previsto para o dia 19 de agosto.

O Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) se propõe a oferecer uma formação geral tendo como fundamento a compreensão da contextualização dos conhecimentos e saberes escolares e das políticas educacionais inerentes aos territórios; a expandir a percepção do docente acerca do processo de ensino e dos conhecimentos fundantes da sua área de formação, passando a envolver a relação desses saberes específicos com a perspectiva da complexidade e do desenvolvimento de práticas de ensino que tenham como ponto de partida os conhecimentos e saberes diversos (da ciência, dos seus alunos, da comunidade, dos griôs, da sabedoria popular).

Informações: ppgesa@uneb.br .