13

jul

Autor: CEEC   |   Postado por: Wânia Dias às 11:37 hrs

Centro de Estudos Euclydes da Cunha lança nova edição da Revista Canudos nesta quarta (14/07)

O Centro de Estudos Euclydes da Cunha(CEEC) da UNEB lança nesta quarta-feira (14) o volume 11 da Revista Canudos.

O periódico anual apresenta, nesse novo número, aspectos relacionados ao semiárido, sua história e sua cultura, e reflete sobre o impacto da pandemia de covid-19 no contexto do sertão.

Esta edição conta com um artigo que versa sobre um projeto extensionista realizado no semiárido baiano no Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, que através de vídeo divulgados pelo YouTube discutiu os protocolos sanitários para combate e prevenção ao novo coronavírus e refletiu sobre às interações sociais da comunidade diante da pandemia.

A revista Canudos ainda homenageia em dois de seus artigos o professor José Calasans, discute à Guerra de Canudos através de 3 textos que tratam do nascimento do vilarejo de Canudos e das andanças de Antônio Conselheiro em várias cidades do Estado de Sergipe.

Outro artigo relata esse conflito sob a ótica de Manuel Duarte Moreira, que ao final de 1898 depositou um manuscrito, intitulado A Vitoria de Canudos, na Biblioteca Nacional. Tal documento ficou “esquecido” e à margem da própria produção literária do membro do IHGB e foi devidamente resgatado e serve como mais um elemento no estudo historiográfico sobre o conflito

No campo da cultura, a publicação reserva artigos que discutem a relação entre música e política no Brasil imperial com destaque das relações raciais e patrimoniais da época. No artigo intitulado Judas-Ashverus uma narrativa decadentista, de autoria de Cláudia de Socorro Simas Ramos, a autora apresenta um conto literário de Euclydes da Cunha, que mais uma vez “denuncia a ausência do Estado Brasileiro frente aos mais pobres e desprotegidos da nação, tendo como cenário a floresta amazônica e o ciclo da borracha.”

A revista apresenta também o trabalho inédito do fotógrafo Claude Santos e um artigo do Professor Jose Carlos Pinheiro sobre uma entrevista realizada por ele, em parceria com o Professor Marco Antonio Villa, na década de 1990, com o mestre José Calasans.

Por fim, a Secção Poetas Brasileiros publica o poeta nordestino Ascenso Ferreira, com prefácio e seleção de algumas das suas poesias, pelo professor Manoel Neto.