16

jun

Repórter: Diosvaldo Filho, do Núcleo de Comunicação do DCHT/Campus XVIII   |   Postado por: Wânia Dias às 10:07 hrs

Garimpus: revista sobre linguagens, educação e cultura da Chapada Diamantina lança 2ª edição

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII da UNEB, em Seabra, lançou a segunda edição da Revista Garimpus – Linguagens, Educação e Cultura da Chapada Diamantina, no último dia 10 de junho, em live transmitida pela TV UNEB – Seabra.

A ação integrou a programação do Seminário de Pesquisa e Extensão da UNEB-Chapada Diamantina, realizado entre os dias 8 a 10 de junho.

Garimpus é a primeira revista para publicação especializada em Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina e seu principal objetivo é difundir a diversidade da produção cultural, educacional e literal.

Nessa edição, o periódico traz sete artigos científicos e três relatos de experiência. Desses, quatro trabalhos abordam questões sobre letramento, literatura e novas perspectivas metodológicas para o ensino, outros quatro apontam avanços nas discussões raciais e de gênero, e dois levantam o debate sobre as questões socioculturais, econômicas e ambientais do território.

“Em comum, todos os trabalhos trazem a Chapada Diamantina para o centro das discussões científicas e contribuem para desenhar um panorama dos estudos realizados na região”, destaca a professora Gislene Moreira Gomes, editora chefe da publicação.

Durante a cerimônia de lançamento, o docente da universidade e membro do comitê editorial da revista, Thiago Martins Prado, apresentou o processo de consolidação da edição, os avanços da revista e a defendeu como mobilizadora da pesquisa regional. Para ele, “a revista, dentro do cenário da região da Chapada, aumenta as chances de consolidarmos um centro de pesquisa e principalmente em formar cursos de pós-graduação na região”.

A Revista Garimpus pode ser acessada no endereço www.revistas.uneb.br.

 Submissão de trabalhos para 3ª edição 

A Garimpus já está com inscrições abertas, até 9 de setembro, para submissão de trabalhos que irão compor a terceira edição.

Os interessados em submeter trabalhos (ver regras de submissão) devem fazer um cadastro prévio e enviar o trabalho tanto no site da revista, como também para o endereço de e-mail revistagarimpus@gmail.com para a seleção editorial.

Podem ser submetidos artigos, relatos de experiências, entrevistas e resenhas. A revista é online e tem periodicidade anual.

Informações: revistagarimpus@gmail.com.