11

jun

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 07:00 hrs

Ato comemorativo na Assembleia Legislativa homenageia 38 anos da UNEB

Imagem: Divulgação

A UNEB foi homenageada na última quinta-feira (10), por seus 38 anos de atividades no estado, em ato comemorativo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

A iniciativa, realizada virtualmente, foi promovida pelo ex-aluno da universidade e deputado estadual Osni Cardoso (PT).

O evento contou com a presença do Reitor José Bites de Carvalho, do vice-reitor Marcelo Ávila e de outros membros da equipe de gestão universitária e da comunidade acadêmica da universidade.

“Nesse cenário de turbulência política e ideológica, de crise nas áreas econômica, social, educacional e especialmente da saúde, comemorar 38 anos é um ato de resistência. Seguiremos firmes para continuarmos sendo um centro de pensamento e de desenvolvimento de pesquisa na Bahia e no Brasil. E reiteramos a defesa da educação como um direito social e a universidade como um bem público a ser garantido pelo estado, empenhada pelas suas ações democráticas e de justiça social”, destacou o reitor.

Formado em Pedagogia pelo Campus XI da instituição, em Serrinha, Osni Cardoso lembrou da sua história, enquanto estudante e participante do movimento estudantil da universidade.

“A UNEB é um lugar de se constituir amigos, histórias e provar que a educação é capaz de emancipar políticas públicas e pessoas. Fizemos boas batalhas no intuito de trazer recursos para fazer uma universidade forte, gratuita e de qualidade”, recordou o parlamentar.

Também participou da cerimônia, a ex-reitora Ivete Sacramento. Segundo a docente, “o embrião da UNEB é a formação de professores. A universidade é o celeiro da educação superior, do ensino, da pesquisa e da extensão. Devemos isso ao professor Edvaldo Boaventura, que pensou nessa ousadia chamada Universidade do Estado da Bahia. Ela foi criada multicampi. Criada para onde houvesse necessidade de implantação de educação superior. Essa ousadia a gente não pode deixar morrer”, salientou a ex-reitora e atual secretária de Reparação do Município de Salvador.

O ato contou também com a presença do Superintendente de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da Secretaria de Educação (SEC), Marcius de Almeida Gomes, além da participação dos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) e da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb).

Na ocasião, o parlamentar Osni Cardoso apresentou indicação da Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa Legislativa, em memória ao ex-reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, falecido em 2020.

Confira a íntegra da homenagem no Canal da TV UNEB, no YouTube.

Saiba mais sobre as atividades da UNEB alusivas à comemoração de seus 38 anos!