17

mai

Repórter: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 11:30 hrs

I Mostra de Arte da UNEB vai exibir produções artísticas de estudantes; inscrições prorrogadas até 26/05

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes), lançou a I Mostra de Manifestações Culturais Tradicionais e Contemporâneas dos Territórios de Identidade (Mostrate), evento virtual que irá exibir trabalhos artísticos nas categorias de Artes do Espetáculo em Áudio Visual, Literatura, Música e Artes Visuais.

As produções devem estar relacionadas com algumas das seguintes temáticas: isolamento social referente a Pandemia da COVID-19; territórios de identidade; pertencimento cultural local, expressão individual; releitura de clássicos populares e outros. Serão premiados 12 trabalhos, três em cada categoria.

De acordo com o edital (republicado em 15.05.2021) , poderão participar da mostra estudantes da graduação presencial e da semipresencial em Música. Os interessados têm até o dia 26 de maio para preencherem formulário online.

“Essa mostra é um convite para que a universidade expresse artisticamente, através dos seus discentes, como estamos lidando com os anseios, necessidades, resoluções e mudanças trazidas pela pandemia da Covid 19. A Arte tem um potencial formativo e de transformação das pessoas. Nesse momento de isolamento social, com poucas interações, o evento possibilitará socializar experiências artísticas que trabalham a dimensão estética”, explica Elivânia Reis, pró-reitora de Assistência Estudantil.

A iniciativa é realizada em parceria com professores do curso de Licenciatura em Teatro, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Senhor do Bonfim, que integram a comissão de avaliação da mostra.

“A Arte e a Cultura têm sido essenciais durante a Pandemia. Elas vêm estabelecendo conexões entre as pessoas para que atravessem esse momento de distanciamento social com mais qualidade de vida. Conhecer os discentes da UNEB através de suas produções artísticas por meio da Mostrate inaugura um novo modo de relacionamento entre esses sujeitos, a comunidade universitária e seu entorno”, afirma a professora do curso de Teatro Karine de Faria.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 12 de junho.  Os 12 trabalhos premiados serão exibidos em Mostra virtual a ser realizada no período de 17 de junho a 4 de julho.

Informações: selecao.uneb.br/mostrate2021