05

mai

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Wânia Dias às 17:38 hrs

Vídeo produzido por docente da UNEB sobre obra de Adenor Gondim é exibido em evento internacional

O vídeo “A Salvador de Adenor Gondim, o fotógrafo da Ventania”, de autoria da professora da UNEB, Cláudia Ad Lima, estará presente na Mostra de I&D Europeia em Humanidades, que acontece entre hoje (5) e sexta-feira (7), em Lisboa, Portugal.

O evento, que faz parte da Conferência Europeia das Humanidades (CEH), visa promover conteúdos culturais e científicos.

O filme sobre o fotodocumentarista baiano é uma reedição do audiovisual produzido para a exposição fotográfica com mesmo título, lançado em 2019, através do Projeto Narradores do Recôncavo (NAR) da UNEB.

A obra tem a finalidade de atrair a atenção dos espectadores para a capital baiana, a partir de uma experiência sensorial e estética.

A iniciativa, fruto da tese de doutorado da pesquisadora Cláudia Ad Lima, conta com imagens de Adenor Gondim e textos poéticos descritivos, de autoria da docente.

“Muitas dessas imagens foram registradas há duas ou mais décadas, no entanto, continuam evidenciando a luta contra os princípios devastadores de um “desenvolvimento” que não chegou e nem chegará para todos. Em sua obra, Gondim tanto evidencia, através dos rituais e movimentos culturais, a reinvenção dessas populações, de novas formas de sobreviverem e de resistirem ao abandono, ao preconceito e a repressão de uma sociedade injusta”, destacou a professora.

No evento, será aprovada a Declaração de Lisboa sobre Investigação Aberta e Inovação Humanas, envolvendo as entidades organizadoras, com o propósito de ser assinada por países, universidades, sociedades científicas e outras instituições até ao final do ano

A iniciativa conta com a organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Cátedra de Estudos Globais pelo Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), órgão do Ministério da Educação e Ciência de Portugal.