23

abr

Autor: Reitoria da UNEB   |   Postado por: Danilo Oliveira às 10:47 hrs

Reitoria da UNEB comunica suspensão de atividades presenciais por mais 15 dias

COMISSÃO COM A FINALIDADE DE ACOMPANHAR E ORIENTAR AS CONDUTAS INSTITUCIONAIS RELATIVAS À PANDEMIA DA COVID-19, NO ÂMBITO DA UNEB
PORTARIAS Nº 133 E Nº 224/2020

Nota Técnica da Comissão Institucional da UNEB para Combate à Covid-19, de 22/04/2021.

Objetivo: Apresentar a situação atual da pandemia pelo SARS-CoV-2 e as recomendações para o seu enfrentamento pela comunidade acadêmica da UNEB.

A pandemia da Covid-19 segue desafiando as autoridades sanitárias em todo o mundo. Em uma conjuntura de crise, que tem se agudizado em relevante velocidade e intensidade, o estado de calamidade pública no território brasileiro.

Na Bahia, o número de casos confirmados continua em ascensão. O Estado até 22 de abril, acumula um total de 873.832 casos e 17.687 óbitos pela doença. E, a taxa de ocupação de UTI Adulto se mantém em 80%, acima do recomendado (< 70%).

Frente ao exposto, e considerando a responsabilidade institucional e social da UNEB, junto à comunidade acadêmica e população baiana, recomenda-se a manutenção de medidas que contribuam para redução da mobilidade municipal, intermunicipal e de aglomerações nos seus campi e em todo território de atuação da universidade, e garantam a isonomia no acesso à educação.

A Comissão instituída pelas Portarias Nº 133 e Nº 224/2020 recomenda à Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), salvo melhor juízo, que até que seja seguro o retorno, as atividades presenciais se mantenham suspensas. Nenhuma atividade, mesmo as essenciais, deve ser realizada presencialmente nos próximos quinze (15) dias. A exceção deve se configurar apenas para as atividades acadêmicas de graduação – modalidade internato e estágio de formandos da área da saúde – desenvolvidas nos estabelecimentos de Saúde, extracampi, desde que docentes, discentes, técnicos administrativos e toda comunidade universitária estejam adequadamente imunizados contra a Covid-19, e sejam respeitadas e cumpridas rigorosamente as diretrizes e protocolos que orientam as medidas de segurança.

Excepcionalmente, a área de manutenção e limpeza poderá ser acionada, de maneira escalonada, respeitando todos os protocolos de biossegurança, para ações de garantia do patrimônio da Universidade e de segurança física e patrimonial[i], autorizado pelo Diretor do Departamento, no caso do interior, e dialogada com a AGS Regional Salvador, nas atividades do Campus I. Nos ambientes de atuação dos seguranças, deverão ser disponibilizados materiais de limpeza e biossegurança para uso dos profissionais.

Salvador, 22/04/2021.

Comissão com a finalidade de acompanhar e orientar as condutas institucionais relativas à pandemia da COVID-19, no âmbito da UNEB:

Jeane Magnavita da Fonseca Cerqueira – coordenadora
Dayse Lago de Miranda – coordenadora
Paulo José Bastos Barbosa
Ana Paula Chancharulo de Morais Pereira
Venetia Durando Braga
Kátia Silene Lopes de Souza Albuquerque
Leandro Santos Coelho de Souza
Daniel de Cerqueira Góes
Danilo Oliveira da Silva

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) concorda com as indicações da Comissão com a finalidade de acompanhar e orientar as condutas institucionais relativas à pandemia da Covid-19, no âmbito da UNEB, e delibera conforme recomendado.

Salvador, 23/04/2021.

José Bites de Carvalho
Reitor

Marcelo Duarte Dantas de Ávila
Vice-Reitor

[i] Exemplos de situações: promoção da ventilação de espaços como bibliotecas e laboratórios; retirada de mato alto, com risco de habitat para animais peçonhentos; poda de árvores de grande porte, que representem risco ao patrimônio humano e físico da Instituição.