15

abr

Autor: Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Danilo Oliveira às 15:57 hrs

Documentário de autoria de pesquisadora da UNEB é exibido na programação do Canal Futura

O documentário “Cá Te Espero no Tumbenci – Saberes e Fazeres” será exibido amanhã (16), às 2h, no Canal Futura. A produção é de autoria da pesquisadora Hildete Costa, coordenadora do Centro de Documentação e Informação Luiz Henrique Dias Tavares (CDI) da UNEB.

A partir da pesquisa visual e histográfica, o filme reconstitui, democratiza e perpetua a história cultural e patrimonial do Terreiro Tumbenci, identificando a trajetória dos seus antepassados, fundamentando suas memórias sagradas através das narrativas orais dos seus acervos.

A película, que conta 29 minutos, é roteirizada e dirigida por Paula Almeida. A produção teve como base a tese de doutorado da pesquisadora, e foi gravada e lançada em 2020, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança recomendados para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O documentário já foi exibido também pela TV Kirimurê, nos Festivais de Cinema Baiano (Feciba/BA) e Umbuzada +Q Sonora e na Mostra Lugar de Mulher é no Cinema.

Projeto audiovisual viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual (FCBA-2019), “Cá Te Espero no Tumbenci – Saberes e Fazeres” conta também com apoio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Cultura (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz) do Estado da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Canal Futura – SKY HD: 434; Net e Claro TV HD: 534 e 34; Vivo HD: 68 e Oi TV: 35.