08

abr

Autor: UNEB   |   Postado por: Danilo Oliveira às 10:57 hrs

UNEB informa sobre deliberação institucional para não adesão ao Sisu 2021.1

Em março de 2020, considerando o contexto de pandemia da Covid-19 e as disposições da Resolução CONSU Nº 1.406/2020 e de outras normativas no âmbito institucional, municipal e estadual, os procedimentos de matrículas dos candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para o semestre 2020.1 foram paralisados na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tais procedimentos ocorriam presencialmente e as atividades assim designadas estavam suspensas.

Desde então, a UNEB envidou esforços na busca de soluções socialmente responsáveis para a retomada dos procedimentos para ingresso discente e para as atividades acadêmicas. As publicações das Resoluções CONSU Nº 1.423 e 1.430/2020 ilustram esse esforço institucional, uma vez que através desses documentos foi possibilitado o “desenvolvimento de estratégias de atendimento à comunidade acadêmica através da mediação tecnológica, incluindo procedimentos de validação, matrícula, colação de grau, ajuste de matrícula, planejamento acadêmico, dentre outras” e o “retorno das atividades de Ensino por mediação tecnológica nos Cursos de Graduação presencial”.

Os procedimentos de matrículas de ingressantes através do Sisu 2020.1 foram retomados em dezembro de 2020, de forma remota, por mediação tecnológica, e recentemente concluídos. A partir de agora, procederemos à matrícula dos aprovados no Sisu 2020.2.

Ante o exposto, a UNEB decidiu não aderir à edição 2021.1 do Sisu. A participação no Sisu 2021.2 será deliberada, em momento oportuno, pelas instâncias superiores da Universidade.

Adicionalmente, importa registrar que a UNEB, através do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), se manifestou contrária ao modo como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi realizado. O posicionamento é amparado pela avaliação de que o momento em que foi realizada a avaliação – cujos resultados subsidiam a realização do Sisu no ano de 2021 –, foi inadequado, considerando os impactos gerados pelo contexto da pandemia da Covid-19.

Neste momento, solicitamos paciência e compreensão aos estudantes que almejam ingressar na UNEB, assim como os convidamos para, unidos e movidos pela esperança de resolução desta situação crítica, defendermos os direitos inalienáveis de Saúde e Educação para todos e todas.

Reitoria da UNEB
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd)