01

abr

Repórter: Danilo Cordeiro, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 12:55 hrs

UNEB firma parceria acadêmica com Universidade de Barcelona e Instituto Superior de Administração e Gestão (Portugal)

A UNEB, por meio da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), formalizou termo de cooperação com a Universidade de Barcelona e o Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG) do Porto, em Portugal.

As parcerias são destinadas a pesquisadores, docentes e discentes, além da comunidade atendida pelos diferentes campi da universidade.

A cooperação com a instituição espanhola, firmada no dia 12 de março, objetiva promover a mobilidade de pesquisadores e professores, execução de edições conjuntas de artigos e publicações, realização de projetos de pesquisa, criação e organização de atividades de ensino coordenadas e organização de encontro interinstitucional de pesquisa.

O acordo prevê um plano de trabalho com o Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da universidade, com vistas à colaboração docente e de pesquisa, entre o Grupo de Pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (Gredhi), da UNEB, e o Grupo de Aconselhamento e Pesquisa Didática (Giad), da Universidade de Barcelona.

O acordo ainda possibilita a extensão das ações para outros departamentos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da universidade.

Cooperação com ISAG

Estabelecida no dia 18 de março, a parceria com a instituição portuguesa, também conhecida como European Business School (EBS), visa promover trabalhos conjuntos de investigação, incluindo intercâmbio de docentes, desenvolvimento de programas de intercâmbio de estudantes e intercâmbio de materiais didáticos e de dados resultantes da investigação acadêmica.

A parceria também contempla a cooperação em atividades de publicação ou culturais e organização conjunta de conferências acadêmicas, seminários, simpósios e congressos. O acordo prevê um plano de trabalho com os cursos de Administração da UNEB em conjunto com o ISAG/EBS.

“Os dois acordos ampliam as possibilidades de internacionalização dos cursos de graduação e pós-graduação da UNEB, além da formação de redes de pesquisa internacional, agregando pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras, a facilitação do intercâmbio acadêmico e a atração de pesquisadores estrangeiros para atuação nos cursos da universidade, melhorando sua qualidade e preenchendo requisitos de qualidade exigidos por agências de avaliação e acreditação”, destacou o coordenador de Acordos e Convênios Internacionais da Serint, Flávio Novaes.

A parceria com a Universidade de Barcelona é válida por quatro anos, enquanto o acordo celebrado com o Instituto Superior de Administração e Gestão tem duração de cinco anos.

Imagens: Divulgação.