29

mar

Repórter: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom   |   Postado por: Toni Vasconcelos às 08:38 hrs

Teixeira de Freitas: mestrado em Letras inscreve para aluno regular (26 vagas): até dia 31/03

A UNEB, por meio do Departamento de Educação (DEDC) do Campus X, em Teixeira de Freitas, realiza seleção de aluno regular para o Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL).

Estão sendo disponibilizadas 26 vagas, distribuídas entre duas linhas de pesquisa: estudos linguísticos e estudos literários.

Os interessados podem se inscrever até esta quarta-feira (31), mediante preenchimento de formulário online disponível no site do programa.

Conforme estipulado no edital de seleção, a documentação deve ser enviada via Sistema de Seleção Discente de Pós-Graduação (SSPPG). A taxa de inscrição é de R$100.

Atendendo a resoluções do Conselho Universitário (Consu) da UNEB, o processo seletivo do curso conta com reserva vagas nas seguintes proporções: 40% para negros; 5% de sobrevagas para aqueles que se declarem indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgênero e pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades; além de vagas para candidatos estrangeiros.

O programa reserva também 20% das vagas aos servidores docentes, técnicos universitários e analistas universitários do quadro efetivo da universidade e que não estejam em estágio probatório. E ainda 20% das vagas aos professores da educação básica da rede pública de ensino (estadual e municipais), atuantes no estado da Bahia.

O processo seletivo consiste nas seguintes etapas: homologação das inscrições, avaliação/seleção dos pré-projetos de pesquisa, entrevista (que, devido à pandemia de covid-19, será realizada virtualmente) e avaliação/seleção de currículos lattes, conforme o edital.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 10 de junho também no site do PPGL. O início das aulas vai depender de eventual publicação de decretos estaduais e municipais quanto à permissão de realização de atividades acadêmicas presenciais, devido a medidas de prevenção de contágio do coronavírus.

O curso de mestrado em Letras tem como objetivo principal promover o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, contribuindo para a qualidade do ensino e investigação de problemas de interesse regional e nacional, formando profissionais pesquisadores com amplo domínio dos estudos de Letras. A formação tem duração de 24 meses.

Mais informações: ppglselecao@uneb.br.

Imagem: Divulgação/Site do PPGL.